terça-feira, 24 de junho de 2025

25688

 

Publicação de FDamiaoNoticias


FDamiaoNoticias 
Seguir

1 d 
Jovem deixa cidade na grande Natal por povoado no município de Currais Novos.
A jovem potiguar Manu Dantas conquistou a internet ao mostrar, com leveza e bom humor, a rotina no pequeno povoado de Maniçoba, em Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte. Vinda de Parnamirim, ela se mudou com a família para a zona rural e passou a registrar no Instagram (@manwdanttas) o dia a dia no sertão, atraindo quase 47 mil seguidores de diversas partes do país. “Não imaginei que iria ganhar tantos seguidores assim”, contou.
Seus vídeos vêm dando visibilidade a uma comunidade até então esquecida, o que contribuiu para fortalecer a identidade cultural local. “Muitas pessoas não conheciam a Maniçoba… é um povoado meio que esquecido. Depois dos meus vídeos, vejo muita gente lembrando da gente”, afirmou Manu, destacando a surpresa com o alcance de seu conteúdo.
Ela também percebe uma mudança de olhar sobre a região, especialmente entre os mais jovens. “Antes ouvia muito que aqui não era lugar de morar, que tudo andava pra trás. Agora, oro para que passem a ver o lado bom de viver aqui.”
Com informações de Jair Sampaio.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e a texto que diz "DIA DE IR NA TERRA DA CHELITA つ terra terradachelita da chelita"
Todas as reações:
92
9 comentários
1 partilha
Gosto
Comentar
Partilhar
Damião Medeiros
Na Amazônia Maniçoba é uma comida feita com folhas de mandioca; no NEBR é uma árvore lactífera do Cerrado nordestino, da família da mandioca - as raízes tem aspecto de tubérculos e na sua seiva tem um ácido que torna seus tubérculos indigestos, como na mandioca brava; quando o corpo da maniçoba é ferido por um objeto contundente expele a seiva abundante, que forma borracha semelhante á seringueira; na seca, quando chove menos de 300mm/ano o sertanejo fazia farinha do tubérculo da maniçoba, necessitando esquentar, em fornos, a massa ralada do tubérculo, para exalar com o calor do forno o ácido nocivo (provavelmente uma forma de defesa da planta contra animais predadores); por ser uma planta que armazena muita água no corpo, mantem-se enfolhada na maior parte do ano, de tal forma que suas folhas verdes pode ser alimentos do gado caprino, DESDE que as folhas sejam ingeridas frias, pela manhã, antes que o calor do SOL force a exalação do ácido, que seria TINGUIR, levando o animal á morte. Educação Ambiental engloba todas as formas de conhecimento humano. Educação Ambiental engloba todas as formas de conhecimento humano. desemebrasil.blogspot.com.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário