quarta-feira, 6 de maio de 2015

Educação ambiental - tempo 6.





Um comentário:

  1. Para a maioria das pessoas que observam essas imagens, e até mesmo para os especialistas em educação ambiental, um açude com água na imagem 1, e vegetação verde nas fotos 2,3 e 4. Para nós, desemebrasil.blogspt.com, que fazemos EDUCAÇÃO AMBIENTAL CIENTÍFICA há nessas imagens muitos ensinamentos que nos permitem afirmar: a seca nordestina é cultural, intelectual; 1) apesar de ja ter chovido mais de 300 milhões de litros por km², nesta área do RN, em 2.015, a lamina de água do açude (perfeitamente avaliada visualmente pela vegetação) tem menos de 60cm de espessura, cobrindo (a represa) uma área de 8.000m², ou seja, 8.000 x 0,60= 4.800 m³ de água, que equivale a 0,016 da água precipitada em 1km²; a parede de terra repleta de árvores, troncos de árvores; as raízes das árvores funcionam como canos para que a água fuja pela parede; os 8.000 m² represados evaporam 8.000 x 8=64.000 litros por dia; 2) nas fotos 2, 3 e 4 se vê que a vegetação dentro das moitas de garranchos, secos, se destaca da vegetação da área; a) os garranchos de juremas, coivaras, foram cortados verdes, enfolhados; as folhas criaram uma solo orgânico mineral, já que a jurema é leguminosa, com muito nitrogênio (principal nutriente) nas folhas; os garranchos, coivaras, reduzem a evaporação de água do solo, e atenuam a intensidade excessiva de luz solar; no lugar das coivaras não há erosão com as chuvas; o gado não pisoteia as plantas; parece uma observação simples, mas quando se trata de Educação ambiental científica é muito importante para justificar: a seca nordestina não tem nada a ver com escassez de chuvas.

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