domingo, 21 de agosto de 2016

Não morram à míngua.

Comentários
Damião Medeiros O que as fotografias não dizem, e que os gibis BR ILUDEM: 1) o rio Potengi, o rio grande do norte a 95 km da foz; já foi rio perene, rio temporário, mas a partir da década de 70 (1.970+) passa até 5 anos sem ter água corrente no leito - é rio morto. 2) RN 023 que já foi asfaltada, porém nunca se fez manutenção - RN em Estado de penúria - é a seca. 3) água? Um poço tubular, uma caixa, e um lago de SALMOURA: no agreste e sertão RN se tiver água água subterrânea é salgada, imprópria para se beber, e veneno para as plantas; de cada 10 poços tubulares escavados, em 4 não se encontra qualquer líquido (nem petróleo); dos 6 poços SALGADOS, 3 secam. 4) LAGOA seca no agreste: todos os anos chove, e todos os anos a lagoa toma água, porém a perda de água por evaporação (e outras fugas) chega a 10L/m² ao dia, ou seja, a perda de 1cm de lâmina de água por dia.
Damião Medeiros O realismo sobre a seca é inédito na literatura BR, Mas, como estudo ambiental CRIA uma literatura essencial para se conhecer os mecanismos criminosos (ou inocentes) que arquitetam a seca; com tecnologia adequada O rio grande do norte 1 poderia SER vivo; o poço tubular 2, uma das modalidades (inúteis) da seca NE é absolutamente desnecessária - há uma dessas obras para cada 5km² do sertão e agreste RN. com tecnologia a Lagoa seca 4 poderia captar e armazenar água ds chuvas; assim o RN não estaria em estado de penúria e secura.
Damião Medeiros Quem conhece o problema conhece a solução; Estas informações científicas publicadas, ininterruptamente desde 1.992, não vão mudar ( não mudou em 24 anos da informação)o quadro dantesco da seca RN, mas, com as informações o MUNDO vai conhecer a CAUSA-MORTE do NE, e podem (as informações) servir de ensinamento para que outras partes da TERRA não morram à míngua, por ignorância e extravagância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário