sábado, 21 de outubro de 2017

Para a seca não corroer todo o sertão e todo o agreste RN, Mãe Natureza prende-a firme no Ar e na chã da Serra de Santana; como assim?
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Damião Medeiros 1) nevoeiro cobrindo o sertão de Florânia visto de cima da chã da Serra de Santana RN, em 2.011. 2) chã esbranquiçada (chão coberto de fruteiras arbóreas) da chã da Serra de Santana que tem uma área de 400 km² (e duas cidades); 3) encostas "N" íngremes da Serra de Santa em 2.014, ano considerado seco; Seco? É semiárido? Vegetação exuberantemente verde, de CERRADO, denso. 4) em 131017 um açude no meio da grota, na encosta do "NE" da Serra de Santana; Mas tem chuvas para encher açudes? Pontos de ÁGUA costurados pela natureza, na seca artificial para que ela não desembeste feito louca engolindo tudo.
GostoMostrar mais reações
Responder21 min
Gerir
Damião Medeiros Na foto 4 uma grande área VERDE em torno do açude, porém nos altos, com o mesmo volume de chuvas as árvores e arbustos começam a liberar as folhas para diminuir a dependência de água; as plantas rasteiras secaram, morreram há 60 dias depois da última chuva de julho/17; por enquanto chove toda semana, com precipitações de 1 a 3mm que não contribui para restauração das plantas, porém são 3 milhões de litros por km²; cada pessoa necessita, em média (da criança ao adulto) de 20 litros de água doce potável para as atividades domésticas, por ANO; 3.000m³ : 20=1.50 pessoas; a densidade demográfica no ângulo coberto, foto 4, nessa encosta de Serra não é maior do que 3 pessoas por km²; esses 3.000 m³ de uma chuva de 3mm(por semana) precipitada em 1 km² daria para abastecer uma população de 150 pessoas por ano; Matemática não mente.; a seca NE é desnecessária É possível captar-se água diretamente da nuvem e armazenar-se em quantidade e qualidade para TUDO; enquanto isso a água (quando a água bate no chão vira lixo, litosfera) do açude 4 some por vários vetores, chegando a 6L/m² da represa, ao dia: PQP.
GostoMostrar mais reações
Responder2 min
Gerir
Damião Medeiros Cientificamente a seca NE é tratada por nós, FEMeA, como lixo, jogada de um lado para o outro feito entulho podre.
GostoMostrar mais reações
ResponderAgora mesmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário