segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

21123

 A NUTRIÇÃO DA VIDA NA Terra É UM CICLO ININTERRUPTO, ONDE O REINO VEGETAL É O PRINCIPAL ELO; TUDO O QUE A GENTE COME VEM DIRETA, OU INDIRETAMENTE DO REINO VEGETAL. O NÍVEL DE VIDA ANIMAL EM UM LUGAR OBSERVADO É PROPORCIONAL EM PORTE, DENSIDADE, ESPÉCIES AO NÍVEL DE VIDA VEGETAL. OS DESERTOS E OS SEMIÁRIDOS TÊM POUCA (OU NENHUMA) VIDA ANIMAL E VEGETAL.NA CAATINGA 3 E 4, SEMIÁRIDO NATURAL DO NE, O VOLUME DE MASSA VEGETAL VARIA DE 0,02 m³ por m², no verão seco, até 0,2m³/m² na época das chuvas; fotos 1 e 2 nas dunas de areia no litoral RN (ver comentário).


Estabelecer uma Literatura Ambiental para o NEBR é urgente e necessário; as fotos 1 e 2 são dunas de areia no município de Natal-RN; 3 e 4 são de caatingas no sertão RN.

A caatinga é semiárido porque há milhões de anos não tem (ou é escasso) solo de sedimentação, o quarto Elemento da Natureza; consequentemente as plantas permanentes estão dispersas (clareiras, caatingas); a oferta média de chuvas na caatinga foi de média de 500mm ao ano, mais uma condição de semiárido; o nível de vida animal na caatinga é proporcional ao nível de vida vegetal de 0,02m³ por m² no verão seco e 0,2m³ por m² no inverno, o que significa multiplicação por 10. O restante do sertão - cerrados, várzeas de rios, serras, tem (teve)massa vegetal média de 0,40m³ por m², com os mesmo 500mm de chuvas ao ano.
Nas fotos 1 e 2 temos uma vegetação com poucas espécies, baixa densidade, mas permanente de 0,2m³/m², com muitas clareiras sem vegetação; embora chovendo em média 1.500mm ao ano, o nível de vida animal é MENOR do que na caatinga do sertão: 1) as dunas de areia são instáveis (erosão eólica) 2) não tem estrutura de sustentação para as raízes das plantas; 3) e a areia é desprovida de nutrientes minerais(para alimentar as plantas);4) ora. as dunas de areia no RN são semiáridos mais inóspitos (para a vida animal e vegetal) do que as caatingas do sertão, apesar de receber 3 vezes o volume de chuvas da caatinga.
Mas na caatinga (sem solo de sedimentação) apenas 5% dos 500mm de chuvas são drenados, absorvidos, reduzindo drasticamente a existência de água subterrânea(lençóis), enquanto TODA água das chuvas precipitada nas dunas é absorvida - 100% de 1.500L/m² ao ano, criando um aquífero descomunal de água entre Touros e a divisa do RN com PB, que infelizmente está sendo contaminado por excrementos, drogas da limpeza, ácidos e agentes tóxicos líquidos das indústrias, desde 1.599. Isto é, com a mesma facilidade com que a água das chuvas é absorvida, a areia das dunas drena todo lixo líquido. Nessa área estar a maior densidade demográfica humana do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário