quinta-feira, 20 de junho de 2024

22650

 Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida; Filhos de Deus: Jo 1,12-13. Jesus, o Filho do Homem, Homo Sapiens, que tem em SI o Cristo, Espirito Verdade, Filho de Deus (Evangelizar enquanto há tempo para quem estar na Terra);Jesus prepara os apóstolos para a Paixão e morte pelos pecados da Humanidade, a partir da festa da Páscoa;

PÁSCOA: festa do povo hebreu, antes de Moisés, praticada por pastores nômades, como festa da primavera, pela boa colheita, durante vários dias;
DEPOIS passou a simbolizar a saída do povo hebreu, do Egito, sob o comando de Moisés, comemorada no primeiro domingo, depois da lua cheia, no equinócio de março, no Oriente Médio;
PÁSCOA CRISTÃ: EM HOMENAGEM á RESSURREIÇÃO DE JESUS;
Jesus e seus 12 apóstolos, todos hebreus, judeus, preparam a festa da páscoa, há 1.985 anos na Era Cristã:
Os apóstolos de Jesus lhe perguntam: onde devemos preparar a refeição da abertura da páscoa? Jesus envia dois dos seus discípulos, dizendo-lhes: ide à cidade, lá, um homem carregando uma vasilha com água na cabeça, virá ao vosso encontro; sigam-no, e na casa onde entrares dizei ao proprietário: o mestre Jesus Cristo quer saber qual a sala que foi preparada para que Ele e seus apóstolos possam fazer a refeição da páscoa; o dono da casa aponta uma sala no andar superior da casa, toda mobiliada, aparelhada para Jesus e seus 12 apóstolos. Ao anoitecer Jesus chega com os apóstolos ao recinto, sentando-se à mesa já servida com os alimentos – molho de frutas e de plantas, pão sem fermento e vinho. Jesus levanta-se, tira o manto, pega uma toalha, põe água em uma bacia, e começa a lavar os pés dos apóstolos, enxugando-os com a toalha. No momento de lavar os pés do apóstolo Pedro, o apóstolo diz: Senhor, não deve lavar meus pés; Jesus responde: se eu não os lavar, não tereis parte comigo; Então Pedro Diz: Senhor, não lava somente os pés, mas também as mãos, e a cabeça. Jesus completa: Aquele que tomou banho com água Viva não precisa ser lavado, mas nem todos vocês estão puros (se referindo a Judas Iscariotes que o iria trair); depois de lavar e enxugar os pés dos 12 apóstolos, Jesus senta-se à mesa, dizendo-lhes: compreendeis o que Eu fiz? Vós me tens como mestre e Senhor; e Eu o sou; Se eu, Senhor e Mestre, lavei vossos pés, vós também deveis lavar os pés uns dos outros; em Verdade vos digo: um servo não é maior que seu Senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o envia; creias: quem recebe aquele que EU enviar, está recebendo a mim mesmo, e recebe o Pai que me enviou. Nesse momento, com os gestos de comer o pão, e beber o vinho, Jesus Cristo instituiu a Eucaristia, ou Páscoa cristã: Jesus pegou o pão, e depois de pronunciar a bênção sobre o pão, Ele o partiu, dando um pedaço do pão a cada apóstolo, dizendo: tomai e comei, isto é o meu corpo que será entregue por vós; em seguida tomou uma taça com vinho, passando a taça por cada um dos 12 apóstolos, dizendo: bebei, dela, todos, pois é o meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que será derramado para o perdão dos pecados de toda a Humanidade; de agora em diante fazei isto juntos, sempre, em memória de Mim. Em seguida Jesus se dirige aos apóstolos, dizendo: Em Verdade um de vós irá me trair; tomados de tristeza puseram-se a indagar uns aos outros: seria eu, já que Ele disse que é um dos 12 aqui presentes? Jesus continua: ai do Homem por quem o Filho do Homem for traído; melhor seria se não tivesse nascido; o Apóstolo João, sentado ao lado de Jesus, e por sugestão do apóstolo Pedro, pergunta-lhe a Jesus: quem seria o traidor; Jesus responde-lhe: é aquele a quem eu der o pão umedecido no molho do alimento, e assim o deu a Judas Iscariotes, que nesse momento foi tomado pela tentação do Satanás. Jesus lhe diz a Judas: faça o que tem que ser feito; somente João e Judas sabiam o que significava essa frase de Jesus; os outros 10 apóstolos imaginaram que, sendo Judas o tesoureiro do grupo, Jesus estaria recomendando para a compra de material para a festa da Páscoa, ou Para dar aos pobres. Mesmo sendo noite, Logo que Judas comeu o pão, saiu imediatamente do recinto, enquanto Jesus diz aos 11 apóstolos: agora o Filho do Homem é glorificado pelo Pai, que o glorificará em si mesmo; Filhinhos, estarei convosco por pouco tempo; como eu havia dito aos judeus, para onde eu vou, vós não podereis IR, MAS com um mandamento NOVO que eu vos dou, sereis Homens Novos: Amais uns aos outros, e assim darão testemunho de que são meus discípulos; Pedro lhe pergunta: Senhor, aonde vais? Jesus responde: para onde vou, tu não podes seguir-me agora, mas me seguirá mais tarde; Pedro insiste: por que não posso seguir-te agora, se para isso eu seria capaz de despojar-me da vida por ti? Jesus retruca-o: despojar-se da vida por mim, se ainda hoje tu me negarás 3 vezes, antes do cantar do galo, na madrugada?
Jesus diz: se credes em Mim, credes também no Pai; na casa do Pai há muitas moradas, para onde vou preparar um lugar para vós; o Apóstolo Tomé, diz: Senhor, nem sabemos para onde vais como poderíamos saber o caminho para segui-lo? Jesus responde-lhe: EU sou o Caminho, a Verdade e a Vida, e ninguém vai ao Pai, que estar no Céu, a não ser por MIM; Se me conheceis, conhecereis o caminho que leva ao Pai; O apóstolo Felipe diz a Jesus: senhor mostra-nos o Pai, e isto nos basta. Jesus responde: Felipe, estás comigo há tanto tempo e ainda não me conheces? Aquele que me vê, vê ao Pai; Eu e o pai somos UM. A Palavra que Eu vos disse não vem de Mim, mas do Pai; quem crer em MIM fará obras maiores do que EU fiz, já que junto do Pai atenderei tudo o que pedires em meu nome, e o Pai faz tudo para glorificar o Filho. Se observares meus MANDAMENTOS: Amar a Deus, e amar o Próximo como Eu vos Amo, rogarei ao Pai para que envie outro PARÁCLITO, O Espírito Santo, Espirito Verdade, que vós conheceis, por Ele estar em vós, e vós nELE, porém o MUNDO não o acolherá, porque não o vê, e não o conhece; ao enviar o Espírito Santo à Terra, não os deixarei órfãos; Ele dará testemunho de Mim; antes que Eu volte à Terra pela segunda vez, estarei convosco por algum tempo; Depois de ressuscitado Jesus apareceu 8 vezes, durante 50 dias; Quanto à morte do seu corpo humano, pela salvação da Humanidade, Ele disse – Jo 10,17-18 O Pai me Ama porque me despojo da vida para voltar em seguida; NINGUÉM ME TIRA A VIDA, MAS POR MIM MESMO EU DELA ME DESPOJO; EU TENHO O PODER DE ME DESPOJAR DA VIDA E TENHO O PODER DE A RETOMAR; este É O MANDAMENTO QUE RECEBI DO MEU PAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário