terça-feira, 11 de abril de 2017

Texto da postagem anterior comentado.

Emparn prevê poucas chuvas nos próximos dois meses no RN
Compartilhe esse conteúdo.
Vamos tecer comentários abalizados sobre este texto de um jornal do RN, fornecido pela secretaria de meio ambiente e recursos hídricos RN e Emparn, que está confuso, inconsistente, ratificando a nossa (DSORIEDEM) afirmativa de que dar atenção a informação de brasileiros sobre recursos naturais É O MESMO QUE OUVIR SATANÁS PREGANDO SOBRE A PALAVRA DE DEUS  - É SÓ CONFUSÃO, DISTORÇÃO.
Publicado em março de 2.017.
COMENTÁRIO DSORIEDEM  para este Texto.
A previsão é de poucas chuvas em fevereiro e março para o Rio Grande do Norte. Esse é o prognóstico climático da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte para o início da quadra chuvosa do estado. Este é o quinto ano seguido que prevalece esta condição.

A análise foi revelada ontem durante o XVIII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, realizado em Fortaleza, Ceará, e que teve a participação de especialistas da área de todo o Brasil. 

Para os dois meses seguintes, o cenário pode apresentar uma melhora. “Em abril e maio poderemos ter condições de chuva um pouco melhores, dependendo do enfraquecimento do El Niño”, ressalta o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot. 

-de acordo com institutos de meteorologia internacionais El Ñino só em agosto/17.

O fenômeno consiste no elevado aquecimento das águas do Pacífico e redução dos ventos, afetando o clima de todo o mundo e dificultando a ocorrência de chuvas já que impede o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical para regiões próximas do Nordeste brasileiro. No país, ele provoca diminuição da precipitação em grande parte do país e muitas chuvas no Sul.

Segundo Emparn, a média geral anual do RN gira em torno dos 850 milímetros. Para o litoral, a média é maior, 1200 milímetros. Para o interior, o número varia de 600 a 700 milímetros, enquanto que a média para março fica em torno dos 200 milímetros. 

-volume de chuvas IRREAL.

Em termos percentuais, os especialistas trabalham com 45% de chance de uma quadra chuvosa abaixo da média, 30% em torno da média e de 25% para o ano ser chuvoso. 
No mês de fevereiro será divulgada uma atualização do prognóstico, já que as previsões podem sofrer alterações conforme o comportamento das variáveis oceânicas/atmosféricas.
- em dezembro 2.016 a EMPARN previa a presença de La Ñina em janeiro/fevereiro/ março de 2.017.

Otimista

Mesmo com as previsões iniciais não muito animadoras, o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mairton França, segue otimista com a possibilidade do enfraquecimento do El Niño e alerta que o plano emergencial para falta de água segue como prioridade. “Estamos buscando junto com a Caern perfurar poços e implantar adutoras de engate rápido”, contou.

-El ñino somente a partir de agosto/17, e portanto,  fora das estações chuvosas do RN, e não  afeta  o volume de chuvas no RN.

Nas próximas semanas a pasta vai iniciar a “Operação Vertente” para distribuição de água por meio de carros pipa pelo interior do estado. Serão investidos R$ 4 milhões. Os recursos são provenientes do Ministério da Integração.

-Mais uma fantasia “científica” do governo e comunidade acadêmica RN; carro pipa é uma modalidade da indústria da seca em extinção no RN: 1)açudes secos no sertão e agreste RN; 2) lagoas da zona da mata e litoral RN em estado crítico.

“Vamos priorizar os municípios em situação de colapso no abastecimento”, disse. O início da ação ainda não tem data para começar. 

“A fase agora é de planejamento do projeto para na sequência iniciar a execução do dele”, acrescentou. Entre as cidades, citou França, estão Acari, Currais Novos e outras. 
O secretário também falou que o governador Robinson Faria deve ir nos próximos dias a Brasília para tratar junto com a presidente Dilma Rousseff das obras e ações de combate à seca. 

Interior


Nenhum comentário:

Postar um comentário