Área delimitada pela fita crepe, com 13.000km2, onde o OMERN jamais fará, com sua tecnologia estúpida, um reservatório de água.
Uma das 16 modalidades da indústria da seca que não pode ser executada na área exemplificada no mapa 1
Uma das 16 modalidades de obras da indústria da seca que não pode ser executada na área exemplificada no mapa 1.
Água salgada do poço tubular no sertão de caatingas (Cerro-corá) que existem aos milhares na área exemplificada no Mapa 1, 90% secos e o restante salgado.
São apenas 5 reservatórios a ser considerados pela capacidade de armazenamento de água, TODOS secos a partir de 2.012.
Poço Tubular no agreste RN, salgado, com baixa vazão de salmoura. Não existe vida de água salgada fora dos Oceanos.
Um modelo de cisterna que pode ser executada na área delimitada no mapa 1, mas deficiente para os fins propostos.
Projeto de captação de água em qualquer lugar do NE, sem conto com o chão, com uma área de captação de água das chuvas e cisternas de armazenamento, JUNTAS, a construção de um rio de água corrente durante as chuvas de até 1mm, e as cisternas são reservatórios de água seguro, eficiente, eficaz para o abastecimento urbano e agropecuária o tempo todo, desde que a oferta de chuvas seja maior que 200mm/ano, ou seja, 50% do menor índice de chuvas no RN.
Canal com Manta PVC para transposição de água, ou o rio de água corrente construído pela ciência humana, onde a Natureza não fora capaz de fazer.
O texto foi do nosso comentário em postagem de hoje sobre previsão do inverno do RN em 2020. Mapa 1 - área do RN onde 13 das 16 modalidades de obras da indústria da seca NE não podem ser executadas; Existem outras áreas incompatíveis com essas obras - Tabuleiro plano de areia, em toda extensão do litoral RN de 399km; nas dunas de areia, nas várzeas salinizadas; 2 e 3 ) tipos de barragem e tipo de barreiro (Petrobrás), obras da indústria da seca; 4) em 80% do território do RN se tiver água subterrânea é salgada, imprópria para a vida nas terras emersas. 5) um dos 5 reservatórios considerados no RN está em PB. na zona da mata RN existem dezenas de Lagoas, a exemplo de Extremoz, Bonfim; a lagoa do Boqueirão que abastece precariamente 12 municípios da área exemplificada no Mapa 1, já secou duas vezes entre 2.010 e 2.016, mas recebeu muita água em 2.017 e 2.018. Boa cica, Touros ( lagoa Boqueirão)está na zona de transição entre o Mato Grande e a zona da mata RN. 6 e 7 - poços tubulares seco, ou salgado; ) 8)cisterna e enxurrada não pode ser construída na área exemplificada no mapa 1, porque não tem área de captação de água impermeabilizada; 9) cisterna de calçada de placas de cimento - área impermeabilizada; cisterna e 52m3, área de captação de placas de cimento de 200m2; tanto o copo da cisterna (placas) quanto a calçada racham na junção entre as placas com o calor dessa área - a água das chuvas precipitada na calçada foge pelas brechas das placas, e mesmo que chegasse á cisterna vazava pelas rachaduras; a cisterna de 52m3 é feita no campo, que de acordo com os asseclas do governo seria para irrigação de uma horta no verão; existem aos milhares no RN e nenhuma funciona. 10,11,12,13,14,15 e 16) impermeabilização, com lona, da área de captação de água das chuvas, cisternas forradas (camisa) com lona e coberta; Captar e armazenar água das chuvas tal qual vem das nuvens em quantidade e qualidade para tudo: abastecimento urbano e produção de alimentos, em qualquer lugar do NE: fácil construção,material disponibilizado em todo lugar do BR, relativamente de baixo custo (água em quantidade e qualidade), pouca manutenção, e não existe obra hídrica que possa substitui-la como forma de se captar e se armazenar água das chuvas; qualquer outra obra hídrica conhecida na Terra se torna obsoleta, ultrapassada, inútil.
ResponderExcluir