Estiagem em grande parte do Brasil marca primeira quinzena de junho
.
O mapa semanal da precipitação, baseado em dados de satélites, destaca a distribuição das chuvas nas regiões brasileiras, no período de 12 a 16 de junho deste ano. De acordo com o monitoramento do Laboratório Lapis, o Rio Grande do Sul se manteve com baixos volumes de chuva, na primeira quinzena de junho.
.
De acordo com o novo mapa, toda a área central do Brasil, grande parte do Nordeste e o sul da Amazônia, receberam baixos volumes de precipitação, durante o período. A estiagem ocorre em razão de uma forte massa de ar seco, que persiste sobre essas regiões, desde o mês de abril. Por outro lado, o extremo norte da Amazônia continua com chuvas frequentes e volumosas.
.
O mapa da precipitação faz parte do portfólio de produtos de monitoramento por satélite, do Laboratório Lapis. Com essa ferramenta, é possível se manter atualizado sobre a distribuição das chuvas, em qualquer área do território brasileiro, com frequência mensal ou semanal.
.
O mapa semanal foi gerado no software livre QGIS, a partir do cálculo do Índice de Precipitação Padronizado (SPI). Esse índice de seca permite analisar a duração, frequência e gravidade das secas meteorológicas, usando dados do Climate Hazards Group InfraRed Precipitation with Station data (CHIRPS).
.
Para mais informações, acesse o nosso Boletim climático atualizado: https://www.letrasambientais.org.br/.../cresce-numero-de...
Nenhum comentário:
Postar um comentário