3 imagens das dunas de areia junto á zona da mata RN que compreende cerca de 4.000km2, terreno mesclado com dunas de areia e morros de argila.
Fotos 1 - duna de areia desprovida de nutriente mineral e por isso areia cinza, ou branca, terreno com vegetação ( flora) insignificante, consequentemente sem fauna, ou muito reduzida; \a duna é constantemente alterada de forma e dimensões pela ação dos ventos; 100% da água da chuva precipitada é drenada na duna de areia, média de 600mm, 600L/m2; Cria facilmente lençóis de água, podendo surgir fontes de água que geram água corrente, riachos; de 1 a 10km do Mar.
2) terreno plano (aplainado por máquinas de construção) cor avermelhada, MISTO de areia das dunas e argila dos morros da zona da mata, terra mais consistente, e com nutrientes minerais da argila dos morros gera e mantém uma massa vegetal de médio porte, principalmente frutíferas como mangueiras, goiabeiras; coqueiros, cajueiros, podendo ter fauna como pássaros, aves. lagartos, roedores; a drenagem de água pode ser dificultada pela argila, e assim estabelecer riachos de água corrente; de 2 a 15 km do Oceano. pode-se cultivar alimentos nessa área;
3) um tipo de caju de pequeno porte, nativo na área 2 e nos tabuleiros arenosos; muitíssimo azedo, provavelmente com muita vitamina C (e outras), chamado cajueiro bravo.
4) Dunas de areia com vegetação de pequeno porte;
5) Mapa destacando a área urbana de cerca de 4.000km2 á direita no mapa 6, onde estão dezenas de lagoas de água doce que nunca secaram, e embora não seja a área mais bem aquinhoada com chuvas no RN, o fato de ser terreno arenoso de dunas e tabuleiros arenosos, de fácil drenagem de água tem um aquífero, onde também centenas de poços tubulares abastecem metade do RN, incluindo a região metropolitana de Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário