A Informação; A Palavra; A PALAVRA. A intelectualidade da gente é o reflexo da vida inteligente manifestada pelo Espírito sobrenatural que não pode ser criado pela Natureza. O Espírito é adimensional, eterno, indivisível, onipresente e universal; e mesmo que a Terra se exploda, o Espírito permanece vivo – não nasce, não morre, não tem sexo, nem idade; a Palavra dinâmica e infinita de Deus é transmitida todos os dias aos cristão, filhos de Deus por MEIOS que nem sempre sensibilizam os 5 sentidos físicos da matéria; Ver é diferente de enxergar; Ouvir é diferente de escutar;
Este Informativo tem no seu conteúdo a força da Palavra escrita, conduzindo uma informação científica em forma de mensagem. Hoje, a Palavra falada e escrita é difundida através dos diversos meios eletrônicos, mecânicos, gráficos de comunicação, podendo chegar instantaneamente a todos os povos da Terra. O homem corpo, mente e espírito é a fonte e o receptor da palavra falada e escrita. A evolução da Humanidade, através dos tempos é consequência da versatilidade de difusão, penetração da Palavra, o elemento de comunicação mais importante entre os homens e entre Deus e o Homem.
Inicialmente o Homem se comunicava por gestos; no 2º momento juntou os sons que podiam ser produzidos, reproduzidos nas cordas vocais, língua, dentes e boca; no 3º momento criou as imagens gráficas, desenhos; no 4º momento se fez entender pelos sons – a palavra falada; só recentemente (relativamente) o Homem criou as letras, os números, o alfabeto que seriam a Palavra Escrita. Pode-se dizer que a palavra escrita é o ponto culminante da evolução do homem. Para se entender como e quando surgiu cada uma dessas etapas de comunicação entre seres racionais, observamos a criança desde o seu nascimento: (o desenvolvimento intelectual da criança retrata fielmente as etapas de evolução da humanidade) 1-Nasce gesticulando; 2-Chora, ou ri (para se comunicar); 3-Com alguns meses balbucia, sem nexo, algumas palavras; 4-Aos 2 anos de idade aprende muitas palavras; 5-Aos 3 anos de idade, fala tudo; 6-Mas somente aos 6 anos de idade a criança pode ter iniciação à Palavra Escrita.
A palavra é uma faca de dois gumes: O Homem é, por natureza, um ser sociável. A sociabilidade do Ser Humano é criada e alimentada pelo exercício de ver, falar e ouvir. Os sentidos intelectuais do homem são visão e audição. Jesus Cristo disse que a palavra que sai da boca do homem pode ser veneno, mas Deus, Espírito, se caracteriza e se materializa na Palavra – o Verbo. A palavra é a mais potente arma da Humanidade, podendo ser construtiva ou destrutiva, o que significa ser “utilizada” ou “usada”. Cultura é o exercício da intelectualidade que nasce com a gente, provavelmente em 70 bilhões de neurônios. O exercício da Palavra, se usada ou utilizada, é que vai determinar se atrofia ou amplia a cultura de cada indivíduo, e consequentemente o retrocesso ou avanço intelectual da Humanidade. O surdo-mudo não fala, não ouve, mas a audição e a fala estão no tato, gestos, visão, que, exercitados, tornam-se intelectuais. Os cegos não veem pelos “olhos da cara que a terra há de comer”, mas veem melhor pelo tato, paladar, olfato e audição, intelectuais, imortais. Os animais irracionais têm visão e audição para o “instinto” e não para o intelecto, cultura.
O Homem se torna irracional, instintivo, quando “usa” (ao invés de utilizar) a Palavra. Exemplos: agredir seu “semelhante” com mentiras, falso-testemunho, calúnias, Etc e tal. Somente a VERDADE fica; a mentira tem pernas curtas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário