terça-feira, 12 de novembro de 2024

23697

 

🌵Você sabe qual é a diferença entre seca e estiagem?
.
🛰 No Brasil, os termos seca e estiagem correspondem a eventos climáticos de intensidade diferentes. Na última década, os períodos de secas e estiagens no Semiárido brasileiro têm ocorrido com gravidade e frequência acima do normal. Esses fenômenos desestabilizam a economia, predominantemente de matriz agropecuária, causando enormes prejuízos e ameaçando as principais fontes de renda locais.
.
🛰 Dentre os danos diretos da seca e estiagem à população, destaca-se também a escassez extrema de água potável. Tais aspectos caracterizam esses fenômenos climáticos como desastres naturais de grande magnitude.
.
🗺 As estiagens é a ausência de chuvas previstas para determinada temporada, ou redução na sua quantidade, ou mesmo o atraso em sua chegada. Em geral, quando falamos em estiagem, queremos dizer que houve uma queda no volume de chuvas, para níveis sensivelmente inferiores aos da normal climatológica, comprometendo necessariamente as reservas de água locais, além de causar prejuízos à agricultura e à pecuária.
.
🗺 A seca é a ausência prolongada de chuvas, sua escassez acentuada ou sua fraca distribuição. Corresponde a um longo período seco, com grave desequilíbrio hidrológico. A seca é a forma crônica da estiagem. Para que seja considerada seca, o fenômeno tem consequências sobre o sistema ecológico, econômico, social e cultural, vulneráveis à redução das chuvas. Vale lembrar que não pode ser considerada seca quando o evento ocorre em regiões onde, permanentemente, as chuvas são reduzidas.
.
🛰️ As secas-relâmpago são períodos abruptos de baixa precipitação, levando ao início rápido da seca, particularmente quando acompanhadas por temperaturas acima da média. Temperaturas mais altas aumentam tanto a evaporação da água do solo quanto a transpiração das plantas. Isso faz com que a umidade do solo caia rapidamente. Nessas condições, as plantações e a vegetação começam a morrer muito mais rapidamente do que durante secas prolongadas típicas.
.
📌 Para mais detalhes, acesse este post:
Pode ser uma imagem de mapa, radar e a texto
2
Gosto
Comentar
Enviar
Partilhar
Damião Medeiros
OFICIALmente mais de 90% do RN são semiárido, porém, todavia, entretanto, semiárido Hídrico é onde chove de 300 a 500mm/ano (300 a 500L/m2 ano); na prática para governo e comunidade acadêmica é seca no semiárido de 800.000km2 quando chove de 200mm a 400mm/ano, quando os "reservatórios" não enchem, não há lavoura de subsistência, e durante 8 meses do ano não tem pasto para o gado comer. Em 2.024 o semiárido de 800.000km2 recebeu de 300 a 1.200mm de chuvas, como é o caso do semiárido RN, entre janeiro e junho/24, porém com o novo fenômeno "aquecimento global" - baixa umidade do Ar, ventos secos, a fuga de água nos reservatórios, no chão, no corpo de animais e de vegetais é extraordinária; com a nova situação climática em andamento armazenar água no chão (14 das 16 modalidades de "obras" da indústria da seca) a céu aberto no semiárido é bestialidade; a Seca no BR tem diferentes volumes de chuvas; até 400mm/ano no semiárido, até 700mm/ano na zona da mata e NE Amazônico; até 1.000mm/ano no restante do BR; em Metade dos EEUU chove menos de 200mm/ano; se no semiárido chover 200mm em uma chuva em 24 horas, 200 milhões de litros por km2, Uma lâmina de água de 20 cm de espessura é um dilúvio: arromba a parede de todos os açudes, os rios MORTOS se tornam momentaneamente caudalosos, a vida desaparece pela metade.
Damião Medeiros
Na seca de 1.958 (testemunhal) metade do sertão RN recebeu pouco mais de 100m de chuvas, porém na zona da mata que vai de Ceará-Mirim a Canguaretama - RN, brejos de baixadas, dezenas de lagoas (então com água doce) não secaram, plantaram e colheram cana-de-açúcar para USINAS e Engenhos que produziam açúcar, mel, rapadura, aguardente, e as chuvas, provavelmente o triplo do que caiu no sertão RN permitiu o plantio e colheita de mandioca, milho e feijão verdes, hortaliças como todos os anos. Em 2.024 no sertão RN já não tinha pasto verde para o gado comer no mês de setembro; Teórico e cientificamente a seca no RN com 300 a 500mm/ano tem TUDO a ver com a Incapacidade intelectual para se captar e se armazenar água da chuva sem perda, fuga; sem esgoto, lixo, petróleo, veneno, em QUALQUER LUGAR em quantidade e qualidade para o abastecimento urbano e produção de alimentos; não é milagre, nem utopia, MAS ciência exata da Natureza ao alcance de todo ser racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário