Você sabe qual é a diferença entre seca e estiagem?
.
No Brasil, os termos seca e estiagem correspondem a eventos climáticos de intensidade diferentes. Na última década, os períodos de secas e estiagens no Semiárido brasileiro têm ocorrido com gravidade e frequência acima do normal. Esses fenômenos desestabilizam a economia, predominantemente de matriz agropecuária, causando enormes prejuízos e ameaçando as principais fontes de renda locais.
.
Dentre os danos diretos da seca e estiagem à população, destaca-se também a escassez extrema de água potável. Tais aspectos caracterizam esses fenômenos climáticos como desastres naturais de grande magnitude.
.
As estiagens é a ausência de chuvas previstas para determinada temporada, ou redução na sua quantidade, ou mesmo o atraso em sua chegada. Em geral, quando falamos em estiagem, queremos dizer que houve uma queda no volume de chuvas, para níveis sensivelmente inferiores aos da normal climatológica, comprometendo necessariamente as reservas de água locais, além de causar prejuízos à agricultura e à pecuária.
.
A seca é a ausência prolongada de chuvas, sua escassez acentuada ou sua fraca distribuição. Corresponde a um longo período seco, com grave desequilíbrio hidrológico. A seca é a forma crônica da estiagem. Para que seja considerada seca, o fenômeno tem consequências sobre o sistema ecológico, econômico, social e cultural, vulneráveis à redução das chuvas. Vale lembrar que não pode ser considerada seca quando o evento ocorre em regiões onde, permanentemente, as chuvas são reduzidas.
.
As secas-relâmpago são períodos abruptos de baixa precipitação, levando ao início rápido da seca, particularmente quando acompanhadas por temperaturas acima da média. Temperaturas mais altas aumentam tanto a evaporação da água do solo quanto a transpiração das plantas. Isso faz com que a umidade do solo caia rapidamente. Nessas condições, as plantações e a vegetação começam a morrer muito mais rapidamente do que durante secas prolongadas típicas.
.
Para mais detalhes, acesse este post:
Nenhum comentário:
Postar um comentário