Publicações do Feed de Notícias
Por que o atual La Niña é incomum em relação aos anteriores?
.
O Centro de Previsão Climática (CPC) dos Estados Unidos anunciou na última quinta-feira, dia 09 de janeiro, que o La Niña começou oficialmente. Uma análise detalhada descobriu que as condições para o fenômeno se estabelecer começou em dezembro do ano passado, com condições fracas, durante este verão.
.
A NOAA anunciou que um padrão climático de La Niña muito aguardado finalmente está em andamento. Porém, o evento é um pouco incomum, já que várias regiões do mundo enfrentam, há alguns meses, condições semelhantes às de El Niño. Isso inclui condições secas em áreas do norte da Califórnia, onde há incêndios devastadores, e no Nordeste brasileiro, com uma pré-estação chuvosa abaixo da média.
.
La Niña é a fase fria do El Niño-Oscilação Sul (ENOS), marcada por temperaturas da água da superfície do mar abaixo de 0,5 ºC, em relação à média, em uma área importante do Pacífico oriental. O fenômeno costuma ter maior impacto durante o verão, no Hemisfério Sul.
.
Então, por que o ENOS não está seguindo os padrões comuns de um La Niña?
.
Os especialistas do clima ainda não encontraram a resposta. O fato é que foi incomum o surgimento de condições atmosféricas semelhantes às de um La Niña, antes mesmo do resfriamento significativo da superfície do oceano Pacífico tropical.
.
Há mais de um ano, os oceanos globais estão muito mais quentes do que a média, o que pode ter contribuído para o atraso de La Niña. Além disso, a mudança climática pode estar influenciando mais do que o esperado.
.
Os cientistas vão levar anos e, possivelmente, décadas, para examinar e comparar os dados atuais com os dados históricos do ENOS. Até então, não há respostas concretas sobre o motivo pelo qual os padrões climáticos do La Niña atual não se alinham com os anteriores.
.
Os conceitos de “La Niña" e "El Niño" não existem há muito tempo, com uso generalizado pela NOAA apenas desde a década de 1980.
.
PROMOÇ4O – No dia 14 de janeiro (Terça-feira), vamos abrir a melhor oportunidade do ano para entrar em nosso Curso de QGIS online, para quem deseja passar 01 ano inteiro sendo treinado em Geotecnologias diretamente pela equipe do Laboratório Lapis: https://mapadamina.org.br/
Todas as reações:
3Tu, Letras Ambientais e a 1 outra pessoa1
Gosto
Comentar
Partilhar
Damião Medeiros
Sem exagero, 80% das causas do aquecimento global tem a ver com as atividades humanas, progresso??, Envolvimento insustentável nos últimos 200 anos da Era industrial; as mudanças climáticas (com o aquecimento em andamento) incluem, também, a mudança do comportamento da energia luminosa e calorífica do Sol, mudança nos elos do Ciclo da água - formação de nuvens, de, chuvas, umidade do Ar, do solo, ventos, água no estado sólido, Oceanos, que já não acompanham o comportamento, por exemplo, de La ñina e El ñino, fenômenos que havia se estabelecido há milhares de anos, por conta da temperatura da água em parte do Oceano Pacífico, mas também em partes da água do Oceano Atlântico; A vida estabelecida na Terra, inclusive a espécie humana, tem se desenvolvido à luz da disponibilidade de Água doce no estado líquido, a ponto de que o deserto seco do Saara e o deserto gelado da Antártica já foram áreas providas de muita água no estado líquido, e muita vida animal e vegetal; o Volume de água na Terra é praticamente o mesmo há milhões de anos, porém a mudança de disponibilidade de água doce no estado líquido nas terras emersas (fora dos Oceanos) tem mudado ate a mais recente Era Glacial (10.000 + anos); No Final do Século XVII a água doce era 3% da água da Terra, porém com a nova mudança climática + atividades humanas a água no estado sólido, 70+% da água doce, vão se incorporar a água salgada, enquanto os elementos naturais que participam da formação de nuvens, e de chuvas, estão sendo alterados a ponto de causar danos com inundações e/ou secas onde não existiam na litosfera; O Homem é o ser vivo que mais depende da água doce; come, bebe, come e respira água doce no estado líquido; não tem como dessalinizar a água salgada dos Oceanos (97+% da água da Terra) para a produção de alimentos da gente (O Brasileiro usa 4.000 litros de água doce das chuvas para produzir 1kg de soja); a respiração aeróbia ( aeróbica) da gente(animais) é uma associação indissolúvel com a respiração aeróbia dos VEGETAIS - inspiramos o gás oxigênio e Expiramos o Gás dióxido de carbono; os vegetais expiram oxigênio e Inspiram dióxido de carbono; a massa vegetal nos Oceanos, ocupando mais 70% da superfície da Terra é insignificante diante da massa vegetal nas terras emersas (apesar dos desertos sem vida); o vegetal é o quinto Elemento; A equação: Massa vegetal X água doce no estado líquido deve ser objetivo e meta da Vida Inteligente na T
Nenhum comentário:
Postar um comentário