Publicação de Reinaldo Gottino
Um estudo publicado na revista Cancer revelou que 22 agrotóxicos estão associados ao aumento do risco de câncer de próstata, com destaque para quatro pesticidas ligados a mortes pela doença. A pesquisa acompanhou os participantes por até 18 anos, analisando dados de uso de pesticidas e o surgimento de novos casos e óbitos entre 1997 e 2020. Entre os compostos identificados, alguns como o 2,4D, amplamente utilizado no Brasil, já haviam sido associados ao câncer de próstata anteriormente, enquanto outros 19 pesticidas, como fungicidas, herbicidas e inseticidas, revelaram uma ligação preocupante com a doença. Dentre esses, três herbicidas e o inseticida tiametoxam estão entre os mais utilizados no país, com o tiametoxam sendo recentemente restrito devido a danos a insetos polinizadores. Especialistas alertam que essas substâncias podem causar mutações no DNA e acelerar o desenvolvimento de tumores cancerígenos.
Todas as reações:
365365147 comentários
136 partilhas
Gosto
Comentar
Partilhar
Mais relevantes
Damião Medeiros
Concordo em gênero, número e grau.
- Gosto
- Responder
Marli Teresinha Slomecki Hafemann
Damião Medeiros então não teria nenhum agricultor vivo, já que produzem, usam o agrotóxicos e comem o que produzem.
- Gosto
- Responder
Maior fã
É muita triste o trabalhador ter de submeter à esse trabalho de depositar inseticida na lavoura arriscando à própria saúde para levar o suplemento à sua família.
- Gosto
- Responder
Ver as 2 respostas
Estevina Gomes
Os agrotóxicos causam tdos os tipos de câncer não só da Próstata..Mais hj os tempos mudaram antes vc plantava roça horta orgânica e tdu produzia que era uma maravilha
Hj nem cebolinha sae mais se nao borrifar veneno
É tanta pra
Nenhum comentário:
Postar um comentário