Post de João Bosco
COMER TANAJURA... DE ONDE VEM ESSE HÁBITO?
O hábito de comer tanajuras é considerado como patrimônio imaterial do povo da Ibiapaba. Trata-se de uma tradição secular herdade dos primeiros habitantes destes altiplanos, os índios tabajaras do ramo linguístico-cultural tupi. A esse respeito, o padre e entomólogo francês Yves d'Évreux, que esteve entre os tabajaras no período de 1612 a 1613, escreveu o seguinte:
“caçam as formigas em tempo de chuva, por ser a ephoca propria d’ellas mudarem de habitação (...). As que podem voar buscam a região do ar, deixando suas casas, feitas e cavadas na terra (...). Caçam os selvagens somente as formigas grossas como o dedo pollegar, para o que aballa-se uma aldeia inteira de homens, mulheres, rapazes e raparigas (...) A primeira vez que vi esta caçada, não sabia o que era, e nem onde hia tão apressada tanta gente deixando suas casas para correr após as formigas voadoras, as quaes agarram, mettem-nas n’uma cabaça, tiram-lhes as azas para frita-las e come-las (...) Caçam-nas tambem por outra maneira, e são as raparigas e as mulheres, sentando-se na bocca da caverna, convidam-nas a sahir por meio de uma pequena cantoria (...)”.
NOTA: Os rituais que envolvem a degustação da Tanajura, como a forma da captura, os cânticos e o modo de preparo, são tombados como "Patrimônio Imaterial do povo do município de Tianguá".
Fonte: Trecho do livro “Voyage dans le nord du Brésil, feita nos anos de 1613 a 1614 (Viagem no norte do Brasi), do padre e entomólogo francês Yves d'Évreux, p. 154-156.
Imagem de ilustraçã colhida na internet.
Por João Bosco Gaspar, pós-graduado em História, Cultura e Patrimônio, Tianguá Ceará
Todas as reações:
595910 comentário
15 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar
Mais relevantes
Severino Medeiros
Comer tanajura para cura de doenças infecciosas na garganta; além de alimento (com todos os ingredientes biológicos para a geração de vidas) tem naturalmente efeito de combater agentes patogênicos, e melhor, sem ser antibiótico da medicina humana que traz tantos danos e efeitos colaterais ao corpo da gente. Valeu!!!
- Curtir
- Responder
Jairo Alves
Muito interessante! 





- Curtir
- Responder
- Curtir
- Responder
Nenhum comentário:
Postar um comentário