segunda-feira, 8 de abril de 2019

Educação Ambiental 200


A seca  na Serra da Formiga, em novembro de 2.013.
Em 2.013 a região da Serra da Formiga recebeu 400mm  de chuvas, de janeiro a julho; nesta data, da fotografia, já são 125 dias de verão seco, sem chuvas. a flora e a fauna estão adaptadas para até 180 dias sem chuvas.
A Serra da Formiga, agreste RN, em 15 de novembro de 2.013, em pleno verão seco.
A Serra da Formiga, agreste RN.
Quando é doce das chuvas tudo se transforma criando e restaurando a vida em toda plenitude.
Com 90mm e chuvas na Serra da Formiga a flora e a fauna oram multiplicada por mil, ou mais.
Aglomerado da modesta elevação chamada Serra da Formiga que abrange 4 municípios do agreste RN, após duas chuvas que somam 90mm, em 2.014.

Um comentário:

  1. Combinamos fotografias de uma mesma área do agreste RN; fotos de novembro/13 e de fevereiro/14; o mais provável é que os visitadores deste BLOG admitam que as áreas das fotos de 2.013 é semiárido, mas não cometeriam o desatino de afirmar que as fotos de 2.014 é do semiárido. Na realidade todos os anos chove no mínimo 400mm nessa área, e todos os anos entre janeiro e junho a imagem dessa elevação com menos de 250m de altitude, com vegetação de cerrado (60% desmatado) é verde exuberante por causa das chuvas; as terras, íngremes, são pontilhadas de pedras e lajedos emergentes, o que inviabiliza a agricultura e pecuária; plantam-se e criam apenas nos terrenos menos acidentados no meio de grandes pedras. Mas são terras férteis que não sofrem com erosão (as grandes pedras emergentes sustentam o terreno).

    ResponderExcluir