sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Que horror!

 Meu lixo hereditário dobrado. A História hereditária do meu lixo que dobrou com 20 anos, depois com 10 e hoje com 5 anos.

Quando eu tinha 20 anos de idade produzia ½ kg de lixo por dia; com 40 anos de idade produzia 1 kg de lixo por dia; com 40 anos de idade eu produzia 2kg de lixo por dia, quando o meu filho, consumismo diferente do meu, com 20 anos de idade produzia 3kg de lixo por dia; com 40 anos de idade meu filho produz 4kg de lixo por dia; meu neto com 20 anos de idade produzirá 4kg de lixo; em 1.960 o BR tinha 72 milhões de pessoas; em 1.980 tinha 120 milhões de pessoas; no ano 2.000 o Brasil tinha 175 milhões de pessoas; em 2.020 somos 214 milhões; 214.000.000 x 4= 856.000.000 kg de lixo por dia; a grande maioria do lixo humano de hoje dura centenas de anos.
Dezenas de anos depois fiz uma visita ao lugar e a casa onde passei minha infância; a casa caiu, virou uma tapera, mas, tive a curiosidade de visitar o monturo que ficava atrás da casa, onde se depositava o lixo e também os excrementos que vinham no penico (urinol), e até animais domésticos que morriam; revirando o monturo encontrei (revivendo na memória): uma sandália de couro de boi com solado de pneu de automóvel; peças de ferro de um moinho onde moíamos o café torrado em grãos, o milho do cuscuz, e a carne dura, assada, para fazer paçoca; um quengo de coco(espécie de concha para tirar feijão da panela); pedaços de panelas, pratos, tigelas de barro(argila)queimada; ossos das pernas do boi que a gente comprava na freira livre para comer uma vez por semana; uma lamparina(lampião a querosene) de zinco fabricada pelo “flandeleiro”; pedaços de xícaras de porcelana; Os tecidos de algodão foram desintegrados e integrados ao solo; os restos de comida, também (exceto os ossos). Não havia, ainda, as embalagens de plástico que hoje estão até nos Oceanos, e duram muito; as mercadorias compradas na bodega, na venda vinham embaladas em papel de “embrulho” que se desintegrava até na umidade do ar. A carne de “conserva” vinha embalada em lata de ferro que a ferrugem desintegrava facilmente. Testemunho do meu lixo que passa dobrado de pai para filhos.
2 comentários
Curtir
Comentar
Compartilhar
Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário