terça-feira, 15 de dezembro de 2020

zona da mata RN

 Zona da mata RN pertencente á Mata Atlântica, zona da mata nordestina que vai de Ceará-Mirim -RN á divisa BA/MG, AONDE nasceu o Brasil. Nísia Floresta, cidade/município do RN, e a ilustre Filha do mesmo nome.

O município, antes denominado Papari, ganhou o nome de sua mais ilustre filha, a escritora e poetisa Nísia Floresta.
Economia:
Além das atividades agropecuárias tradicionais e do turismo, destaca-se na economia local o recente crescimento da carcinocultura (cultivo de camarões), por tal motivo que ganhou o apelido de "a terra do camarão”.
NB: potiguar significa comedor de camarões, se referindo á Tribo Indígena “OS POTIGUARES” para quem nasce entre Extremoz e São José e Mipibu – RN, mas se estende á RMN, zona da mata E LITORAL; para quem nasce em outras áreas do RN: norte-rio-grandense, rio-grandense do norte.
Na cidade se localiza, também, a praia de Barra de Tabatinga, conhecida por ter em média 300 dias de Sol ao longo do ano. Ao entardecer é comum que a praia seja visitada por golfinhos nas proximidades do "Mirante dos Golfinhos" (Coordenadas: 06°03'25"S 35°05'52”
Nísia Floresta: tendo sido batizada como Dionísia Gonçalves Pinto. No entanto, ficaria conhecida pelo pseudônimo de Nísia Floresta Brasileira Augusta. Floresta, o nome do sítio (fazenda) onde nasceu. Brasileira é o símbolo de seu ufanismo, uma necessidade de afirmação da nacionalidade de quem vivera quase três décadas na Europa. Augusta é uma recordação de seu segundo marido, Manuel Augusto de Faria Rocha, com quem se casou em 1828, pai de sua filha Lívia Augusta.
Em 1828, o pai de Nísia havia sido assassinado no Recife, para onde a família havia se mudado. Em 1831 publica em um jornalpernambucano (Espelho das brasileiras) uma série de artigos sobre a condição feminina. Do Recife, já viúva, com a pequena Lívia e sua mãe, Nísia vai para o Rio Grande do Sul onde se instala e dirige um colégio para meninas. O início da Guerra dos Farrapos interrompe seus planos e Nísia resolve fixar-se no Rio de Janeiro, onde funda e dirige os colégios Brasil e Augusto, conhecidos pelo alto nível de ensino.
Em 1849, por recomendação médica leva sua filha que havia se acidentado gravemente, para a Europa. Ali permaneceu por um longo tempo, morando a maior parte do período em Paris. Em 1853, publicou Opúsculo Humanitário, uma coleção de artigos sobre emancipação feminina, que foi merecedor de uma apreciação favorável de Auguste Comte, pai do positivismo.
Túmulo de Nísia Floresta localizado em Nísia Floresta, Rio Grande do Norte.
Esteve no Brasil entre 1872 e 1875, em plena campanha abolicionista liderada por Joaquim Nabuco, mas, quase nada se sabe sobre sua vida nesse período. Retorna para a Europa em 1875 e em 1878 publica seu último trabalho Fragments d’un ouvrage inédit: Notes biographiques.
Nísia morreu de pneumonia e foi enterrada no cemitério de Bonsecours. Em agosto de 1954, quase setenta anos depois, os despojos foram levados para sua cidade natal, que já se chamava Nísia Floresta. Primeiramente foram depositados na igreja matriz, depois foram levados para um túmulo no sítio Floresta, onde ela nasceu. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos marcou a data com o lançamento de um selo postal.
Livros.
Direitos das mulheres e injustiça dos homens, primeiro livro escrito por ela, e o primeiro no Brasil a tratar dos direitos das mulheres à instrução e ao trabalho, inspirado no livro da feminista inglesa Mary Wollstonecraft: Vindications of the Rights of Woman. Nísia não fez uma simples tradução, ela se utiliza do texto da inglesa e introduz suas próprias reflexões sobre a realidade brasileira.
Não é, portanto, o texto inglês que se conhece ao ler estes Direitos das mulheres e injustiça dos homens. Nesta tradução livre, temos talvez o texto fundante do feminismo brasileiro, se o vemos como uma nova escritura, ainda que inspirado na leitura de outro.
Foi esse livro que deu à autora o título de precursora do feminismo no Brasil e até mesmo da América Latina, pois não existem registros de textos anteriores realizados com estas intenções, mas ela não parou por ai, em outros livros ela continuará destacando a importância da educação feminina para a mulher e a sociedade. São eles: Conselhos a minha filha, de 1842; Opúsculo humanitário, de 1853; A Mulher, de 1859.
Em seu livro Patronos e Acadêmicos - referente às personalidades da Academia Norte-Riograndense de Letras, Veríssimo de Melo começa o capítulo sobre Nísia da seguinte maneira: “Nísia Floresta Brasileira Augusta foi a mais notável mulher que a História do Rio Grande do Norte registra”.
Nísia Floresta,. Os habitantes se chamam nísia-florestense.
O município se estende por 307,8 km² e contava com 23 818 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 77,4 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de São José de Mipibu, Senador Georgino Avelino e Brejinho, Nísia Floresta se situa a 4 km a Sul-Leste de São José de Mipibu a maior cidade nos arredores.
Situado a 15 metros de altitude, de Nísia Floresta as coordenadas geográficas do município Latitude: 6° 5' 37'' Sul; Longitude: 35° 12' 37'' Oeste.
Mais uma cidade/município inserido na zona da mata RN, que faz parte desse estudo científico que PROVA na prática (com imagens) e na teoria (com textos de fácil constatação) que a seca no RN é absolutamente desnecessária; Na cidade de Nísia Floresta há um Parque, bosque com árvores da Mata Atlântica – zona da mata preservada.
Nísia Floresta é uma das 14 cidades/municípios da região metropolitana de Natal. O Fato de haver muita água doce de superfície livre (lagoas, alagados, riachos perenes) e subterrânea, e 1.500mm de chuvas ao ano (reduzido para 800mm),os mais de 300km² de Nísia floresta dariam para produzir agricultura para alimentar os 3.400.000 habitantes do RN; enquanto isso, em nome da seca cultural, o RN produz menos de 5% da massa de alimentos que consome.
O complexo Lagoa do Bonfim estar em Nísia Floresta-RN.
2 comentários
Curtir
Comentar
Compartilhar
Comentários
  • Roteiro das águas (4) 7 lagoas de água doce em Nísia Floresta; Foto 1 (Satélite) a grande Lagoa do Bonfim em Nísia Floresta; 2) Baobá na Praça em Nísia Floresta - RN. No Livro "Brasil Holandês" de Luiz da Câmara Cascudo, o chefe dos Potiguares, Felipe Camarão foi batizado (Igreja Católica) na Espanha, com o Nome de Antônio Felipe Camarão, tendo como padrinhos o Rei e a Rainha, lembrando que de 1.580 a 1.640 o Brasil foi colônia Espanhola, quando os Holandeses invadiram o Maranhão, e depois Pernambuco em toda zona da mata que hoje vai de Alagoas, no rio São Francisco, até a zona da mata RN, se prolongando até o sertão de Açu-RN onde vivia o chefe dos Tapuias, de nome Janduí, ou seriema, amigo do Conde João Mauricio de Nassau Sigien, alemão que comandava a Companhia das índias holandesas, com sede na cidade Mauriceia, hoje, Recife-PE.
    • Curtir
    • Responder
    • 2 min
  • Educação Ambiental
    DESEMEBRASIL.BLOGSPOT.COM
    Educação Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário