Frente Parlamentar Ambientalista do Rio Grande do Norte

Mapa destaca estiagem em áreas do Nordeste e do Centro-Sul do Brasil
.

O mapa do número de dias consecutivos sem chuva é um dos produtos de monitoramento por satélite do Laboratório Lapis. O produto permite identificar a irregularidade das chuvas nas regiões brasileiras, no período de 08 a 14 de maio.
.

O mapa semanal destaca estiagem acentuada em parte do Nordeste brasileiro, principalmente no sul da Bahia e em áreas semiáridas que vão desde o Rio Grande do Norte até
Sergipe. A redução das chuvas na região ocorre de forma precoce, pois o mês de maio ainda é período chuvoso na região.
.

Já no Centro-Sul, embora a estiagem seja normal nesse período, o mapa chama atenção para sua intensidade e abrangência. A falta de chuvas atinge toda a região Sul, grande parte do Centro-Oeste e do Sudeste.
.

Na região Sul, as irregularidades das chuvas persistem no Paraná e em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, as chuvas estão mais regulares. A região Norte recebeu chuvas frequentes, durante o período analisado.
.

No mapa, as áreas na cor marrom indicam onde não ocorreu chuva, nos últimos sete dias consecutivos. Já as áreas em verde mostram onde houve chuva significativa ou os locais que tiveram apenas 1 a 2 dias sem chover, durante o período.
.

O mapa foi elaborado com dados oriundos do produto Climate Hazards Group InfraRed Precipitation with Station data (CHIRPS), usando o software de geoprocessamento QGIS. O parâmetro utilizado baseia-se no número de dias secos, ou seja, quando o satélite não registrou chuvas, em 24 horas.
.

Para saber como gerar esse e outros mapas ou produtos de satélites, para monitoramento climático, agrícola e ambiental, o Laboratório Lapis oferece o Curso online de QGIS “Mapa da Mina”, do zero ao avançado. Conheça como funciona o método:
https://mapadamina.org.brDamiao MedeirosLa ñina se foi; El ñino pode ficar por até mil dias, com oferta de chuvas inferior a 300mm/ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário