quarta-feira, 24 de julho de 2024

22898

 Na década de 40 (século XX) o sertão RN experimentou 3 anos seguidos com oferta de chuvas de 250 a 350mm/ano; nessa situação de déficit hídrico o sertanejo nordestino começou a fugir, arribar para as regiões Sudeste e Sul; e meus pais, pequenos proprietários de terras em Santana do Matos RN foram forçados a arribar para junto da Lagoa do Piató, em Açu/RN, o maior lago natural de água doce do sertão Nordestino, milhões de anos de existência, com grande produção de peixes, vazantes (á medida que a represa vai secando) de solo fértil e úmido para plantar todo tipo de lavoura; a família "assentou" numa fazenda de gado - bovino, ovino, lavoura de subsistência e cultivo de algodão; um lugar chamado Vaca Morta, onde existia um quilombo (meu pai consegui mudar o Nome para Bela Vista), onde eu nasci em 6 de julho de 1.943 e, uma casa com teto e paredes de palhas de carnaúbas, com chão (piso) de barro batido; nos afastamos do lugar, por um tempo, para morar em Macaíba-RN onde meu Pai trabalhava na produção de telhas coloniais na construção do aeroporto e Parnamirim, durante a segunda Guerra mundial; voltamos para Piató, provavelmente em 1.945, quando faleceram Minha Mãe e um Irmão mais novo que eu (sepultados no cemitério de Piató), forçando meu pai a buscar refúgio para 4 filhos (eu incluso) nas terras da minha avó materna em Santa Teresa, povoado de Santana do Matos; de 1.951 a 1.954 estivemos na construção do açude Pataxó, e um canal ligando o rio Açu á Lagoa do Piató; em 2.010 fui visitar e conhecer Piató, onde nasci, localizando a casa, ainda de pé, da fazenda e a tapera da casa onde nasci; Em trabalho de pesquisa ambiental e social identificamos uma senhora de mais de 90 anos de idade (no povoado Bela Vista) que foi, quando criança/adolescente, alfabetizada pelo meu Pai; a lagoa tinha na época (2.010) 40% de água, com muitas atividades econômicas(pesca e agricultura) de lazer, sociais ás suas margens; em 2.013 estava seca; Sou autor/pesquisador/divulgador de um dos trabalhos de Educação Ambiental científica mais amplo (e conhecido) sobre o Nordeste Brasileiro, no Mundo - FEMeA/92 - Fonte Didática e Metodológica para a Ecologia e o Meio Ambiental da Região Nordeste; desemebrasil.blogspot.com; DSORIEDEM.blogspot.com; 84 996181855; A seca no NE não tem relação com falta, ou escassez de chuvas; o semiárido natural, 1/3 do NE, ao qual está inserida a Lagoa do Piató, são as caatingas em 8dos 9 Estados NE porque não tem SOLO, quarto Elemento da Natureza, Pó sob nossos pés do qual o Homem é feito ( Gn 2,7); ora, no dia que o Senhor Deus fez o Céu e a Terra não havia, no chão, ainda, nenhuma relva. nenhum arvoredo PQ Deus não tinha feito, ainda, a chuva(água doce no estado líquido) e sem a chuva não havia o Homem lavrador, agricultor (Gn 2,5)/ NB: não se justifica a seca, a fome, a miséria, atraso(IDH) com 300mm de chuvas/ano, 300L/m2, 300 milhões de litros por km2; o Homem, a exemplo dos animais fora dos Oceanos come, bebe e respira água doce; fora dos Oceanos onde tiver água salgada e solo salinizado a vida animal e vegetal não tem vez. Mesmo que os idealizadores de WWW.portopiato.blogspot.com.br não levem Esta Informação a sério, no sentido de um contato conosco buscando entrosamento social, ambiental, econômico, o texto soma na história do Piató, Açu, RN. Obs: fui batizado na paróquia de São João Batista, com 5 dias de nascido, e meus padrinhos (já falecidos a dezenas de anos, e sem descendentes) moravam em Piató.

Nenhum comentário:

Postar um comentário