domingo, 18 de setembro de 2016

De 4 para 1.





3 comentários:

  1. zona da mata NE, de 4 para 1 significa que 4 sub regiões naturalmente caracterizadas física e biologicamente se transformam, artificialmente pela ação nefasta, em uma região seca, morta.1,2,3 e 4 zona da mata, foi terra úmida e fértil.

    ResponderExcluir
  2. Comparando-se a zona da mata com as outras 3 sub regiões do RN, em foco; na zona da mata um solo preto, fértil, massapê (como veremos), de grande espessura (mais de 1m), assentado em um subsolo com até 30m de espessura, sem pedras, formando morros com até 70m de altura com relação ao terreno baixo, aonde estão as fontes de água, rios e riachos; recebia mais de 2m de chuvas por ano, que corresponde a 2.000kg de água por m², forçando a infiltração de água nesse terreno compacto, criando um aquífero, descomunal volume de água subterrânea, e somente nos 2.000 km² da zona da mata RN tem água doce - aquífero e lagoas, a partir de 2m de profundidade, até à rocha matriz (impermeável) que estar a 30m abaixo do subsolo; estima-se que o volume de água DOCE subterrânea na zona da mata RN é de 10m³ de água por m², 10 milhões de m³ por km²; apesar da redução na oferta de chuvas, a zona da mata ainda recebe, em média, por ANO 800 litros de água por m², diferente as outras 3 áreas do RN - agreste, sertão e mato grande que recebem, entre 2.012 e 2.020, média de 300mm de chuvas por ano.

    ResponderExcluir
  3. A zona da mata NE (e RN) tem a maior densidade demográfica (e 6 das 9 Capitais) do NE, exatamente, porque: 1) junto ao mar; 2) grande oferta de chuvas; 3)foz da maioria dos rios do NE; 4) grande aquífero de água doce; 5) todos os seus rios e riachos eram caudalosos no inverno e perenes no verão sem chuvas(por causa das fontes de água que aflora, sob pressão, do aquífero, inclusive nas lagoas); 6) alta umidade do ar (devido à proximidade com o Mar) e com 7 meses de chuvas; 7) solo fértil e úmido; Assim, mostramos uma zona da mata RN do Século XX, agredida pela exploração desordenada da agricultura paleolítica (cana-de-açúcar, engenhos, usinas), e hoje com o lançamento, em cima do chão, do material de esgotos contaminados (sem tratamento) e de fossas putrefatas de mais de 1,5 milhões de pessoas aglomeradas em mais de 23 cidades na ZM e no agreste contíguo. Mas ainda é a única área do RN que tem água doce suficiente para matar a sede em 153 municípios, com cerca de 2 milhões de pessoas.

    ResponderExcluir