Inundações de Queensland: 500.000 bovinos sobreviveram a anos de seca apenas para morrer na chuva
Aviso: esta história contém imagens gráficas
(CNN)Depois de sete anos de seca, fazendeiros de gado exultantes no estado australiano de Queensland deram as boas-vindas às tempestades como uma bênção.
Mas agora, depois de um dos mais devastadores dilúvios da história do Estado, uma indústria de bilhões de dólares poderia ser deixada em farrapos.
Autoridades estimam que cerca de 500.000 cabeças de gado - no valor de US $ 213 milhões (US $ 300 milhões) - foram mortas por inundações no norte de Queensland desde que a chuva começou a cair no final do mês passado, informou a Seven News.
As chuvas terminaram, mas as carcaças de gado permanecem, assando no calor recorde doverão. Se não forem enterrados ou queimados, eles representarão um risco à saúde. Vídeo tirado de cima em um local mostra dezenas de gado morto amontoados em meio à devastação.
"As pessoas passaram por secas, saíram de anos e anos de seca, e agora se transformaram em um desastre natural, como ninguém que tenha visto antes", disse a primeira ministra do Queensland, Annastacia Palaszczuk.
Julia Creek from the air. Sadly a lot of graziers say they won’t make it back from this. @7NewsBrisbane
34 people are talking about this
Mas os criadores de gado e os lobistas da indústria dizem que o pior ainda pode estar por vir.
A indústria de carne bovina da Austrália é um dos maiores impulsionadores econômicos do país, com exportações em 2017 de US $ 5,3 bilhões (US $ 7,4 bilhões). Cerca de US $ 6,1 bilhões (US $ 8,6 bilhões) em carne bovina foram consumidos domesticamente a partir de julho de 2017 até junho de 2018, segundo a associação Meat & Livestock Australia .
O diretor-executivo do defensor da produção rural Agforce Queensland , Michael Guerin, descreveu a inundação como uma "crise humanitária" e "um desastre de proporções sem precedentes".
"A velocidade e a intensidade da tragédia que se desdobra dificultam acreditar que é apenas uma semana desde que o entusiasmo dos agricultores em receber as primeiras chuvas em cinco anos se transformou em horror diante da inundação devastadora e sem precedentes que se seguiu", afirmou.
"Embora não saibamos toda a extensão das perdas de gado e danos à infraestrutura até que a água recue totalmente, é certo que a indústria levará décadas para se recuperar."
Muitos dos animais que sobreviveram não podem ser alcançados, pois as estradas ainda não são transitáveis. As autoridades recorreram a gotas de ar para fornecer alimento, mas as áreas afetadas são tão vastas que podem não conseguir atingir todos os animais necessitados.
This is why it remains so difficult to access a lot of the properties where cattle are dying in NW Qld. There’s so much water still on the ground between Richmond & Julia Creek @7NewsBrisbane
23 people are talking about this
Georgie Somerset, o presidente geral da Agforce Queensland, disse na terça-feira que "estamos literalmente transportando um barril de feno por vez para alimentar as ações que podemos encontrar".
Muitos criadores de gado estão se preparando para grandes perdas. O governo de Queensland está fornecendo assistência de emergência às pessoas afetadas. Os agricultores são elegíveis para subsídios de até US $ 53.000, mas podem precisar de mais para reconstruir rebanhos.
A pecuarista Jodi Keough disse à Seven News que esperava perder metade de seu rebanho, acrescentando que se as autoridades não fizerem nada "estamos falando de um possível colapso de uma indústria primária na Austrália".
Enquanto isso, uma pessoa morreu de uma doença bacteriana do solo depois que as águas da enchente recuaram do centro regional de Townsville, disse a repórteres Julie Mudd, da unidade de saúde local . Outros sete foram hospitalizados, ela disse.
Há diferenças entre Austrália e Brasil no que se refere a seca e água; o Brasil o grande Continente da água doce e das chuvas, onde o menor índice de chuvas que pode acontecer numa parte do NEBR, de 5 em 5 anos é de 400 milhões de litros por km2, enquanto em 80% do BR, incluindo parte do NEBR o menor índice de chuvas é de 1 milhão de metros cúbicos por km2; há mais diferença; a seca na Austrália é natural com índice de chuvas de 100L/m2/ano nos seus desertos secos; os desastres ambientais no BR por causa da mal uso da terra, uso do Solo, USO do clima, onde as chuvas são apontadas como vilãs acontecem permanentemente todos os anos, ora no Norte, ora no Sul ora no Centro-este, ora no Nordeste; A austrália é considera país de segundo mundo; e o BR? em pleno desastre úmidos do BR o atual governo envia seu ministro de ciência e tecnologia para Israel para aprender a dessalinizar o Mar e trazer máquinas de Israel (doação) para tirar água do Ar; a euforia do Sr Ministro ao anunciar essas ideias é de tal monta que parece que sua excelência descobriu a roda em Israel, só que esses dois trambolhos já existem aos milhares no BR, e de tão tímidos, insignificantes como forma de converter água salgada em água doce, e tirar água do Ar é como se fossem RODAS quadradas, sem futuro.
ResponderExcluir