Fruticultura na chã da Serra de Santana, em Tenente Laurentino Cruz - RN, no centro do Sertão RN, onde chove de 200 a 800mm/ano; Na chã da serra, 500 a 700m de altitude, duas cidades - Tenente laurentino Cruz e Lagoa Nova, uma área de cerca de 100km2.
Toda água precipitada da chuva é absorvida pelo terreno plano, arenoso; não há água corrente(riacho) e o lençol subterrâneo, de volume de água insignificante, é profundo, e foi explorado com poços e cacimbões, sendo hoje abastecida pelo açude Armando Ribeiros Gonçalves, no rio Açu, a mais de 80km de distância - não há água para irrigação.
Por muito alto, o terreno da chã da serra, recebe á noite orvalho com mais de 80% de umidade, com evaporação mínima, proporciona boa umidade nas folhas, ramos e caule das plantas, precipitando-se no chão, embaixo da copa, capaz de molhar uma fina camada de solo de onde as raízes colhem água, mantendo-as verdes, vivas.
Uma grande variedade de espécies de árvores frutíferas adaptadas ao clima dos trópicos, apesar da baixa precipitação de chuvas; a Serra com 500 a 700m de altitudes no centro do sertão RN; o mais incrível é que no sertão baixo em torno da Serra não existe cultivo de Frutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário