Finalmente a seca intelectual eh fisica.
Imagem de satélite destaca característica impressionante em todo o Nordeste brasileiro
.
Uma imagem de satélite atualizada destaca seca generalizada em todo o Nordeste e Semiárido brasileiro. De acordo com o mapa, a umidade do solo em toda a região está abaixo de 10%, considerada muito baixa e sem condições para manter o desenvolvimento das lavouras.
.
O fato é que as chuvas deste ano foram muito irregulares na região, de modo que o agricultor familiar perdeu grande parte das suas plantações, por falta de umidade suficiente nos solos, para o crescimento das plantas.
.
Observe que até mesmo a região do Matopiba, fronteira agrícola do Cerrado, no Nordeste brasileiro, também enfrenta severa seca. Matopiba tem vocação para a produção de grãos e inclui territórios do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
.
O que chama atenção ainda é a seca em municípios do Litoral, no Nordeste brasileiro. Em condições normais, nesse período, aquela área já deveria receber volumes significativos de chuva.
.
Todavia, de acordo com a recente previsão climática do Laboratório @Lapismet, há previsão de chuvas acima da média, sobre os canaviais do leste do Nordeste brasileiro, especialmente entre Sergipe e Alagoas. Isso sugere produção de mais etanol e menos açúcar.
.
Mais informações: https://www.letrasambientais.org.br/.../pacifico-neutro...
.
O conteúdo deste post foi aprofundado no Livro “Um século de secas”, que analisa as lições históricas, durante mais de 100, de políticas para adaptação às secas no Semiárido brasileiro: https://www.letrasambientais.org.br/sobre-livro
Nenhum comentário:
Postar um comentário