quarta-feira, 22 de março de 2017

É pouco para o volume de chuvas.

Fortaleza
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Chuvas já garantiram abastecimento de 22 municípios do Ceará até 2018

Coreaú, Canindé, Irauçuba, Maranguape estão entre as cidades com armazenamento suficiente até janeiro do próximo ano

14:05 | 22/03/2017
Açude Maranguapinho sangrou no último dia 7 de março (Foto: Mateus Dantas/O POVO)
 
As precipitações da quadra chuvosa deste ano já são suficientes para garantir abastecimento hídrico de 22 municípios e quatro localidades até janeiro de 2018, segundo acompanhamento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A boa notícia, depois de 5 cinco anos de seca no Estado, chega no Dia Mundial da Água.
Os municípios que conseguiram o armazenamento são: Altaneira, Antonina do Norte, Canindé, Caridade, Coreaú, Forquilha, General Sampaio, Graça, Independência, Irauçuba, Maranguape, Martinópoles, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Paramoti, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Tejuçuoca, Uruoca e Varjota. Já os distritos são: Lagoa do Mato (Itatira), São Domingos (Caridade), Tabuleiro dos Mendes (Antonina do Norte) e Lapa (Graça).
Apesar das precipitações registradas em fevereiro e março pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), alguns municípios ainda encontram-se com açudes abaixo de sua capacidade mínima de armazenamento. Principal açude que abastece a região, o Castanhão tem volume de apenas 5,7%.
Contingência
Atualmente, 27 cidades continuam em situação de contingência. Nesses locais, a companhia realiza ações com objetivo preservar ao máximo os mananciais, dentre elas: o rodízio de abastecimento, a disponibilização de carros pipas e a busca por novas fontes de captação (como perfuração de poços tubulares e construção de Adutoras de Montagem Rápida).

Redação O POVO Online 

Um comentário:

  1. Reiteradamente informamos: a 65 km do CE estar a foz do Rio Parnaíba, desperdiçando no Mar, em média 400 m³ por segundo; esse desperdício varia de 200m³ por segundo no verão sem chuvas no corpo do Parnaíba, a 1.200 m3 por segundo com mais de 2.000mm de chuvas por ano, desde as nascentes á foz.

    ResponderExcluir