No
NEBR a seca está em toda parte, principalmente nas escolas.
Em
cima da serra da formiga, zona rural, Riachuelo-RN, uma escola do município,
onde se ver a construção de uma caixa (castelo) para armazenar água, ideia do
ministério da educação, mas não existe a água; Essa ideia lembra bem um
"conto folclórico europeu" que tem o título "assembleia
dos ratos": em um lugar (qualquer) da terra havia muitos ratos que viviam
muito bem, sem encrencas, sem brigas, com muito espaço, muito alimento para
todos; de repente apareceu na área uma gato que comia ratos, causando grande
baixa na população de ratos; era preciso buscar uma forma de se antecipar aos
ataques de surpresa do gato, talvez um aviso, um sinal que permitisse aos
ratos fugirem antecipadamente do ataque do felino; promoveram uma
assembleia onde todos os ratos apresentassem a melhor proposta para o caso; o
rato mais novo do grupo, metido a sabidão, falante, disse que havia estudado a
questão e tinha a melhor ideia: colocar uma coleira com um sino (chocalho) no
pescoço do gato, de modo que ao aproximar-se da área, os ratos pudessem fugir e
se proteger; os incautos, presentes, aplaudiram delirantemente a ideia do jovem
rato, mas um rato velho, experiente, vivido, por acaso presente á reunião,
pergunta: quem vai colocar o chocalho no pescoço do gato? Todos os ratos ficaram
em silêncio, e cada um foi saindo do recinto, em rumos diferentes, e nunca mais
voltaram à sua terra; esse conto folclórico europeu poderia ser
aplicado também a outras situações no Nordeste BR; Da década de 40 á década de
60 o povo nordestino começou a fugir da seca, indo principalmente para SP, MG,
GO e RJ, onde sempre foi estrangeiro por conta da sua cultura; nas Décadas de
70 e 80 o Governo federal construiu milhares de açudes e poços tubulares no
semiárido, afastando temporariamente a escassez da água de beber, ao
mesmo tempo em que o Brasil deu um grande salto na Economia, e o
nordestino se sentiu encorajado a voltar ao seu torrão natal; Nas estiagens
prolongadas da década de 80 o governo encontrou formas de trazer o
"comer" que o Homem não conseguia produzir no NE; na década de 90 o
governo criou os programas paternalistas, assistencialistas (que perduram até
hoje) que permitem manter o Homem nordestino semi-alimentado (há mais de 20
milhões que recebem menos de 1.000 calorias na refeição diária), mas por outra
lado criou um grande problema social e intelectual: viciou o cidadão, e hoje 30
milhões de nordestinos tem preguiça de pensar, raciocinar, chegando ao ponto de
aplaudir a construção da caixa d´água da escola, em pauta, mesmo que na sua
casa, no mesmo lugar, Serra da Formiga, não tenha água (doce, limpa, potável);
certamente o Homem acredita que, sendo uma ideia do ministério da educação, o
governo federal vai mandar água diretamente de Brasilia-DF, ou seria do rio São
Francisco? Assim caminha o NE às escuras, até o fim. Mas o NE ainda pode dá
certo, de um jeito diferente.
Tudo muito bem explicado.
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