quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Mudar? É impossível para 70% dos BR

segunda-feira, 25 de junho de 2012

SUSTENTABILIDADE, OU  'ENVOLVIMENTO INSUSTENTÁVEL'?

 Recentemente (jun 12) o Brasil sediou a Conferência Rio + 20, quando os termos "sustentabilidade" e "desenvolvimento sustentável" foram (em vão) debatidos. Como aconteceu na ECO92 e outras, muito pouco se aproveita desses debates por que  "consumismo e sustentabilidade" são valores antagônicos; a título de comparação podemos afirmar que esses eventos repetem o que aconteceu com a "torre de babel" citada na Bíblia Ocidental - Gn 11. A Humanidade está em rota de colisão com o FIM - a autodestruição. Tudo o que  comunidade científica chama de desenvolvimento sustentável é fator de desintegração da vida. vamos tomar como exemplo testemunhal alguns programas que a comunidade científica e governo brasileiros apresentam como progresso, desenvolvimento sustentável, a começar pelo combustível de biomassa, ou seja transformar VIDA em combustível para alimentar o motor a combustão (explosão, fogo) do automóvel. O biodiesel no Brasil é produzido de soja.
Dados sobre a produção agrícola de soja: Na Região Centro-OESTE, maior produtora de soja - a oferta de chuvas nessa região é de 1.800 litros de água DOCE por metro quadrado em 6 (180 dias) meses de estação chuvosa; a média de produção agrícola de soja é de 6.000kg por hectare, ou 600 gramas de soja por m², em 3 meses - do plantio à colheita, com 900L/m²/600g= 1.500 litros de água por kg de soja. O biodiesel é feito dos lipídios que constituem a leguminosa soja; são de 8 a 12kg de soja para se produzir um litro de biodiesel. Conclusão: para se produzir 1 litro de biodiesel de soja são destruídos cerca de 15.000 litro de água doce
Por que "destruídos"?
A AGRICULTURA brasileira é um verdadeiro ESTUPRO ás leis da Natureza e aos recursos naturais: 1) desmatamento (defloramento) para os campos de lavoura e pastagem, com fogo, criando fumaça, fuligem carvão que serão incorporados indefinidamente na atmosfera; no solo (litosfera) e na água (hidrosfera), uma agressão ambiental sem fim;  2) a agricultura USA adubo químico, inseticidas, pesticidas que são incorporados ao solo, mas principalmente à água, pois a água é SUBSTRATO e SOLVENTE da Natureza.  Qualquer pessoa com o mínimo de racionalidade sabe que a água DOCE está acabando na Terra.
O Homem é um ser vivo que come, bebe e respira água doce: Diariamente são  100 litros de água DOCE para as atividades domésticas; são de 300 a 450 litros de água DOCE para se produzir 1.450 gramas de alimentos; são 1.000 litros de água DOCE para gerar e manter 200m³ de massa vegetal que PREPARA os 10m³ de oxigênio UTILIZADOS na respiração(inspiração) aeróbica.
Existe a vida de água doce nas terras emersas da Terra, e a vida de água salgada nos Oceanos e Mares da Terra - Uma não sobrevive no ambiente da outra; atualmente a porcentagem de água doce é de 2,6%, mas 80% dessa água estão no estado sólido - gelo e neve - nas calotas e geleiras, água que deve se incorporar à água salgada dos Oceanos até o ano 2.100, GRAÇAS ao que  a Humanidade (?????) chama de desenvolvimento sustentável, inclusive a tecnologia????? agrícola brasileira.

Um comentário:

  1. Mudar, nada. Estamos a passos largos caminhando para o fim do BR. Não é pessimismo - basta conhecernos.

    ResponderExcluir