No local chamado Pajeú, bacia hidrográfica das nascentes do rio Pajeú, na Serra da Formiga, uma escola construída na década de 70, na zona rural, foi abandonada na década de 90, e recentemente derrubada; Na postagem anterior citamos 6 causas para o abandono dessas escolas na zona rural, e poderíamos mais uma, no caso desta escola: com a proliferação dos assentamentos do INCRA, no semiárido NE, as famílias que moravam nessa área da Serra da Formiga, inclusive proprietárias de terras, se tornaram " sem terra", integraram-se ao MST, e recebendo do Governo Federal: terras melhores, casa para morar nas agrovilas com energia elétrica, máquinas agrícolas, recursos para trabalhar, escolas, estradas de acesso à cidade; Não é só a escola (da fotografia) que foi abandonada - é toda área das nascentes do rio Camaragibe, onde a população hoje corresponde a 20% do que havia na década de 70.
Escola abandonada na área rural da bacia hidrográfica do rio Camaragibe, na Serra da Formiga; impressiona o número de instalações construídas para o funcionamento de escolas, nesta área; Segundo informações dos moradores antigos da área, essas escolas funcionaram por pouco tempo, como se tivesse havida um Big Bang na educação, no ensino escolar no Brasil, e de repente, como em um passe de mágica, desapareceu, certamente consequência de nova visão, com relação ao ensino básico, do Ministério da Educação (que também era da Cultura); Quando a escola(da fotografia) foi construída, provavelmente na década de 70, as professoras, normalmente morando na sede do município, a cidade, se deslocavam até à zona rural para ensinar crianças e adolescentes, ao nível de "primário", hoje, primeiro grau menor, alfabetização, já que essas crianças e esses jovens da zona rural trabalhavam, ajudando os pais, nos afazeres do "campo" - agricultura e pecuária, e assim a escola funcionava em dois turnos de: "manhã" e à "tarde", em consonância com os afazeres de cada grupo de crianças da zona rural; 6) mudanças concorram para o abandono desta escola: 1) desencanto do Homem do campo com a agricultura, principalmente com a principal fonte agrícola na área - o algodão(destruído pelo bicudo); 2) redução na oferta de chuvas e esgotamento do solo a ponto de não compensar o cultivo de lavoura de subsistência; 3) o crescimento do Brasil, já que na década de 70 o Brasil tornou-se a 7ª Economia da Terra, no chamado "milagre Brasileiro", quando surgiram oportunidades de emprego e renda nas cidades; 4) na oportunidade em que essas escolas rurais foram construídas na zona rural, na sede dos municípios, nas cidades, foram construídos colégios, escolas públicas que podiam acolher todos os estudantes; 5) com o crescimento econômico do Brasil as escolas foram dinamicamente favorecidas com equipamentos de Áudio visual que não funcionavam na zona rural, por falta de energia elétrica; 6) com o crescimento vertiginoso do Brasil (em 1.963 era a 143ª economia) as pessoas tiveram oportunidades de fazer o 2º grau de escolaridade, de modo que os jovens da zona rural se deslocaram para a sede do município, com este fim.
Nascentes do Rio Camaragibe, vale estreito (depressão relativa de menos de 100m) formado por 2 modestas serras (menos de 200m de altitude) posicionadas na direção Sul - Norte; A presença de água no açude (da fotografia) faz a diferença entre a morte e a vida; Os outros 3 Elementos Naturais - energia luminosa e calorífica do Sol, gases e água no estado gasoso na atmosfera, solo orgânico nativo de cerrado são favoráveis à proliferação de vida; a vida que hoje está reduzida à disponibilidade da água no açude escolheu, há milhões de anos, este lugar para nascer e viver PLENA e abundantemente de acordo com os 4 elementos da Natureza, INCLUINDO a água doce (que vem das chuvas) na atmosfera (umidade do ar acima de 70%, formação de nuvens e de chuvas); ÁGUA limpa, com baixo teor de salinidade nas lagoas, e nos lençóis subterrâneos; nos olhos d`água, fontes de água que jorrava nos rios e riachos; O açude, açudagem com água parada, e acúmulo de todo tipo de sujeira, se transforma em depósito de lixo-líquido, e ainda mais: seca quando mais se precisa da água; Com o açude o Homem tentou corrigir a destruição criada por ele, no ambiente, nos últimos duzentos anos; o desmatamento bestial para os campos de lavoura e de pastagem do gado, concorreu para secar as fontes de água, reduzir a infiltração de água no terreno (para formar e abastecer os lençóis subterrâneos), destruiu o solo orgânico mineral, aumentou a intensidade de luz do Sol (evaporação de água, morte do solo), eliminou a fauna (que depende da flora), criou o vento seco (baixa umidade), doidão; e botou fogo (queimadas) transformando a vida em cinzas, carvão, fumaça, fuligem, que entre tantas agressões cria o efeito estufa, favorece a chuva ácida, cria o ácido nítrico (e outros) que ao ser trazido para a terra cria o salitre, Etc, Etc; O Homem teve competência para destruir o Nordeste, e até a (chamada) comunidade científica IGNORA as causas, o efeito, e tenta (em vão) resolver o problema com ideias de jericos: açudagem, poços tubulares (com água salgada), dessalinizador, barragens subterrâneas, cisternas, cisterna/calçadão, transposição do RSF, e o diabo a quatro; deste jeito o OME não vai dá certo - vai se DANAR!
Como atividade humana mostramos uma escola(na zona rural) abandonada, e outra em tapera, mostrando o pouco caso que as autoridades fazem com a educação; e a falta de interesse do Homem em EVOLUIR, aprender a viver.
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