domingo, 31 de janeiro de 2021

Engloba todas as atividades humanas 4.

 

No local chamado Pajeú, bacia hidrográfica das nascentes do rio Pajeú, na Serra da Formiga, uma escola construída na década de 70, na zona rural, foi abandonada na década de 90, e recentemente derrubada; Na postagem anterior citamos 6 causas para o abandono dessas escolas na zona rural, e poderíamos mais uma, no caso desta escola: com a proliferação dos assentamentos do INCRA, no semiárido NE, as famílias que moravam nessa área da Serra da Formiga, inclusive proprietárias de terras, se tornaram " sem terra", integraram-se ao MST, e recebendo do Governo Federal:  terras melhores, casa para morar nas agrovilas com energia elétrica, máquinas agrícolas, recursos para trabalhar, escolas, estradas de acesso à cidade; Não é só a escola (da fotografia) que foi abandonada - é toda área das nascentes do rio Camaragibe, onde a população hoje corresponde a 20% do que havia na década de 70.
Escola abandonada na área rural da bacia hidrográfica do rio Camaragibe, na Serra da Formiga; impressiona o número de instalações construídas para o funcionamento de escolas, nesta área; Segundo informações dos moradores antigos da área, essas escolas funcionaram por pouco tempo, como se tivesse havida um Big Bang na educação, no ensino escolar no Brasil, e de repente, como em um passe de mágica, desapareceu, certamente consequência de nova visão, com relação ao ensino básico, do Ministério da Educação (que também era da Cultura); Quando a escola(da fotografia) foi construída, provavelmente na década de 70, as professoras, normalmente morando na sede do município, a cidade, se deslocavam até à zona rural para ensinar crianças e adolescentes, ao nível de "primário", hoje, primeiro grau menor, alfabetização, já que essas crianças e esses jovens da zona rural trabalhavam, ajudando os pais, nos afazeres do "campo" - agricultura e pecuária, e assim a escola funcionava em dois turnos de: "manhã" e à "tarde", em consonância com os afazeres de cada grupo de crianças da zona rural; 6) mudanças concorram para o abandono desta escola: 1) desencanto  do Homem do campo com a agricultura, principalmente com a principal fonte agrícola na área - o algodão(destruído pelo bicudo); 2) redução na oferta de chuvas e esgotamento do solo a ponto de não compensar o cultivo de lavoura de subsistência; 3) o crescimento do Brasil, já que na década de 70 o Brasil tornou-se a 7ª Economia da Terra, no chamado "milagre Brasileiro", quando surgiram oportunidades de emprego e renda nas cidades; 4) na oportunidade em que essas escolas rurais foram construídas na zona rural, na sede dos municípios, nas cidades, foram construídos colégios, escolas públicas que podiam acolher todos os estudantes; 5) com o crescimento econômico do Brasil as escolas foram dinamicamente favorecidas com equipamentos de Áudio visual que não funcionavam na zona rural, por falta de energia elétrica; 6) com o crescimento vertiginoso do Brasil (em 1.963 era a 143ª economia) as pessoas tiveram oportunidades de fazer o 2º grau de escolaridade, de modo que os jovens da zona rural se deslocaram para a sede do município, com este fim.
Nascentes do Rio Camaragibe, vale estreito (depressão relativa de menos de 100m) formado por 2 modestas serras (menos de 200m de altitude) posicionadas na direção Sul - Norte; A presença de água no açude (da fotografia) faz a diferença entre a morte e a vida; Os outros 3 Elementos Naturais - energia luminosa e calorífica do Sol, gases e água no estado gasoso na atmosfera, solo orgânico nativo de cerrado são favoráveis à proliferação de vida; a vida que hoje está reduzida à disponibilidade da água no açude escolheu, há milhões de anos, este lugar para nascer e viver PLENA e abundantemente de acordo com os 4 elementos da Natureza, INCLUINDO a água doce (que vem das chuvas) na atmosfera (umidade do ar acima de 70%, formação de nuvens e de chuvas); ÁGUA limpa, com baixo teor de salinidade nas lagoas, e nos lençóis subterrâneos; nos olhos d`água, fontes de água que jorrava nos rios e riachos; O açude, açudagem com água parada, e acúmulo de todo tipo de sujeira, se transforma em depósito de lixo-líquido, e ainda mais: seca quando mais se precisa da água; Com o açude o Homem tentou corrigir a destruição  criada por ele, no ambiente, nos últimos duzentos anos; o desmatamento bestial para os campos de lavoura e de pastagem do gado, concorreu para secar as fontes de água, reduzir a infiltração de água no terreno (para formar e abastecer os lençóis subterrâneos), destruiu o solo orgânico mineral, aumentou a intensidade de luz do Sol (evaporação de água, morte do solo), eliminou a fauna (que depende da flora), criou o vento seco (baixa umidade), doidão; e  botou fogo (queimadas) transformando a vida em cinzas, carvão, fumaça, fuligem, que entre tantas agressões  cria o efeito estufa, favorece a chuva ácida, cria o ácido nítrico (e outros) que ao ser trazido para a terra cria o salitre, Etc, Etc; O Homem teve competência para destruir o Nordeste, e até a (chamada) comunidade científica IGNORA as causas, o efeito, e tenta (em vão) resolver o problema com ideias de jericos: açudagem, poços tubulares (com água salgada), dessalinizador, barragens subterrâneas, cisternas, cisterna/calçadão, transposição do RSF, e o diabo a quatro; deste jeito o  OME não vai dá certo - vai se DANAR!

Um comentário:

  1. Como atividade humana mostramos uma escola(na zona rural) abandonada, e outra em tapera, mostrando o pouco caso que as autoridades fazem com a educação; e a falta de interesse do Homem em EVOLUIR, aprender a viver.

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