sábado, 29 de agosto de 2015

Solução: quarta lição.


Conscientização e Democratização da ciência ambiental = Quarta Lição.
Para prosseguirmos postando imagens e textos sobre a seca nordestina é necessário, ao nossos visitadores assimilarem o conteúdo deste TEXTO -
Questionamento 11 – Quarta lição.
54) açude ou barragem? Açudes e barragens são construídos para barrar, prender, armazenar a água corrente de rios, riachos, normalmente para se gerar energia elétrica, mas principalmente para se dispor dessa água, no verão, para o abastecimento doméstico, irrigação de lavoura, criatório de peixes, lazer, esporte.
No Nordeste semiárido onde o verão pode durar 10 meses sem chuvas, os açudes são construídos para revitalizar os rios temporários, água que sai através das comportas.
A barragem tem parede de cimento e pedras e o sangradouro é sobre a parede; o açude tem parede de terra e o sangradouro à parte. A construção de açudes no Nordeste remonta ao Século XVIII. A parede das barragens era feita de pedra e caliça(cal); a parede de terra do açude era feita com o emprego de animais, bois, cavalos, jumentos que carregavam a terra no lombo(cangalha) ou tracionando carroças, carro-de-boi, e até mesmo a terra era colocada em couro de boi tracionado por juntas-de-bois. Essa limitação tecnológica impedia que se fizessem reservatórios acima de 5 milhões de metros cúbicos de água armazenada. Hoje no Nordeste há reservatórios com capacidade de armazenar 4 bilhões de metros cúbicos de água. O NE tem cerca de 10.000 reservatórios com capacidade maior que 1.000.000 m³ para armazenar 50 bilhões de metros cúbicos, mas a irregularidade dos invernos não garante açude cheio. O volume de água armazenada depende do volume(e vazão) de água do(s) rio(s)do abastecimento e, por sua vez, depende do volume de chuvas anuais e da área da bacia hidrográfica. A água armazenada nesses reservatórios tem mais de 50 minerais(inclusive nuclear), tem todas as formas de matéria orgânica animal, vegetal, microrganismos viva, morta, putrefata, decomposta; Tem lixo, esgotos, veneno da lavoura, derivados de petróleo. Nenhum tratamento ou filtragem pode transformar essa mistura em água potável como veio das chuvas. A açudagem não é uma solução para se amenizar a seca, já que a seca é simplesmente cultural - nada a ver com escassez de água, escassez de chuvas. Falta "conhecimento" para gerenciar a água disponibilizada, todo ano.

questionamento 12-ainda o açude.

55) 60% da água dos reservatórios do Nordeste fogem por evaporação no ar e infiltração no chão nos (até) 6 meses de verão, sem chuvas; 60% desses reservatórios tem água salobra/salgada com até 4 gramas de sal por litro de água, tolerável ao homem(come sal) porém indigesta para a irrigação de(da maioria) lavoura e intolerável para à maioria dos animais.
Como este sal acontece; é natural? O terreno, solo, chão das várzeas(os reservatórios estão nos rios) tem salitre nitrato de sódio - ácido nítrico+ sódio criado pelas atividades agrícolas; o solo tem muito cloro e sódio na flor da terra, minerais que estão em excesso por que não há plantas(desmatamento) para utilizá-los como micronutrientes, mas também são depositados com as cinzas da incineração de madeira.
A água é o principal solvente da Natureza: água mole(armazenada no açude) em pedra dura(cloro+sódio) tanto bate(solvente) até que fura(cria o cloreto de sódio, mas também há outros sais) por ligação covalente, eletrovalente.
 Á medida que o açude vai secando, no verão, aumenta a concentração de cloreto de sódio(e outros lixos), elementos estranhos na água H2O( na chamada água mineral do Nordeste(água não é minério) há pelo menos 6 minerais+ 3 sais, veneno para o hipertenso.
 Os peixes de água doce que chegam ao açude(nas enxurradas) na água corrente dos rios tem o crescimento e a reprodução inibidos à medida que o açude vai secando, lembrando que no açude a água é parada, de pouca oxigenação. Nos últimos 200 anos os recursos financeiros aplicados no nordeste, na suposição de enfrentar a seca, tiveram o seguinte destino: 30% para o enriquecimento ilícito da elite nordestina; 30% em obras superfaturadas, inadequadas, absurdas. A seca continua a todo vapor.
 Na realidade as medidas adotadas pelo Governo e comunidade científica(?) brasileira só alimentam a indústria da seca, que tem industriais e operários oficializados. Lembrete: nasci na área chamada semiárido onde sobrevivo até hoje; as informações expostas são perfeitamente comprovadas, na prática, in loc. Não é chute...

Continuidade 13

56)A seca, a fome, a miséria no NE não tem qualquer relação com escassez de água, escassez de chuvas. Isto significa que poderiam ser extirpadas com educação de qualidade?
57) O vegetal é um ser vivo. No seu corpo circula, ininterruptamente na seiva, água gases, minerais. A epiderme do vegetal e os estômatos das folhas são pontilhados de poros microscópicos através dos quais acontece a evaporação, transpiração, respiração, fotossíntese ligados ao ambiente (meio) exterior.
Pulverizando-se inseticidas, pesticidas no corpo(em qualquer parte)do vegetal esse veneno chegaria finalmente ao fruto ou semente empregados como alimento do homem? Esse veneno se propaga no Ar, na água e no chão; isto seria um atestado de morte para o homem?
58)a molécula de água H2O foi montada inicialmente no espaço sideral da Terra. De onde vieram inicialmente os gases H e O? Toda água que tem contato com o chão, telhados das casas, lajedos, tanques e paredes de alvenaria perde propriedades físicas, principalmente o pH, por adesão de minerais, matéria orgânica à água. Existe água subterrânea H2O? Existe água subterrânea doce como é a água das chuvas? Para se produzir um quilo de feijão macassar no NE emprega-se 100 litros de água doce e para se produzir um quilo de arroz serão 900 litros de água.
O feijão é uma leguminosa e o arroz é gramínea e ambos produzem grãos, mas o feijão é legume e o arroz é cereal.

 Qual a característica da leguminosa que a torna tão pouco dependente de água? A água da chuva, a água mais pura da Terra, tem 8 benefícios para a lavoura(planta) reproduzir-se, desenvolver-se, que são inexistentes quando ela tem contato com outro corpo(exceto o AR não poluído do NE), razão pela qual a agricultura racional é feita com água doce pura das chuvas. A irrigação feita com água de rios, barragens, açudes, no verão, saliniza o solo agrícola, atrai pragas(de insetos) e doenças(por microrganismos) exigindo inseticidas, pesticidas, adubo químico que no final agravam o problema. Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário