domingo, 30 de agosto de 2015

Solução - Quinta Lição.


Conscientização e Democratização da Ciência Ambiental;
Para que os visitadores deste BLOG possam ENTENDER as postagens a seguir é necessário INCUTIR as  informações científicas deste Texto.

O que a água das chuvas. Quinta Lição.

O que a água da atmosfera tem que outra água não tem. Se comparada à poluição na litosfera e hidrosfera, a atmosfera é limpa, principalmente por que a presença de matéria orgânica se limita aos microrganismos aeróbicos, em concentração diminuta por área (se comparada aos outros ambientes citados). A região Nordeste é a que apresenta menor teor de poluição atmosférica, devido á reduzida atividade industrial e já não há madeira para se queimar (a vegetação é secundária em 85% da área).

Dispomos de 2 fontes de água oriundas da atmosfera - Chuvas e umidade do Ar Atmosférico(o sereno da noite, no NE). A umidade do Ar no Nordeste é baixa, principalmente no sertão nordestino - varia de 40% durante o dia, no verão, a 80% à noite em um raio de 100 km do Mar. Para interior do Continente diminui um pouco. Durante a estação das chuvas aumenta a umidade do Ar porque a chuva faz o suprimento da umidade do AR 100% e aumenta a água na litosfera para a evaporação.

A poluição atmosférica está em suspensão imposta pela pressão atmosférica e como a poluição é gerada nas atividades do homem (e nas atividades vulcânicas) na litosfera, ela tende a subir, subir, até que a primeira chuva reboca a poluição para o chão e hidrosfera onde tem pouca ação. Assim a chuva limpa a atmosfera, como uma vassoura.

Vejamos quais são os 8 benefícios que a água doce das chuvas proporciona às plantas da lavoura, no NE: 1)A chuva traz a reboque o ar atmosférico os 4 gases que compõem 96% das células - 3% de nitrogênio, principal nutriente das plantas(e que normalmente não existe no chão);65% de oxigênio para a respiração aeróbica dos animais e respiração também dos vegetais; 10% de Hidrogênio e 18% de gás carbônico.

2)A chuva umedece o chão por igual, o que é fundamental para as plantas - evita a concorrência entre as plantas e evita a fuga de água no "meio"(chão, raízes);

3) a água da chuva lava o corpo da planta por inteiro desobstruindo os poros e estômatos para a respiração, transpiração e fotossíntese(isto não acontece na irrigação de lavoura).
4) o oxigênio sacado(e rebocado pela água, para o chão) do Ar pelas chuva inibe o desenvolvimento de doenças causadas por (a maioria) microrganismos nas plantas.

5)Durante e chuva a borboleta não voa, a formiga não anda, o gafanhoto e a lagarta não comem. 10 mm de chuvas precipitadas em 4 horas mata ou afugenta topo tipo de insetos (e também outros animais).

6) A chuva controla a umidade do Ar adequando-o às necessidades das plantas e animais,e significa também controle de temperatura, direção e intensidade dos ventos; incidência e reflexão da luz solar.

7)É a única água que tem pH compatível com a vida animal e vegetal. No Nordeste o pH da água da chuva não é menor que 6 e não é maior que 7. Em atmosfera limpa o pH da chuva é de 6,4, o que acontece a partir da segunda chuva do ano, desde que em intervalo de até 8 dias entre duas chuvas. O Homem não pode beber água com pH abaixo de 6, e de preferência acima de 7. Em nosso organismo os órgãos internos têm pH diferentes entre si, a partir do pH da água de  se beber.

8) água da chuva é água doce pura(no NE) que não precisa de filtragem, ou  tratamento para se beber. Para a lavoura é fundamental, já que não tem minerais, matéria orgânica, lixo, veneno que além de outros transtornos bloqueia (a citada sujeira, lixo) os poros e estômatos, como é o caso da água dos rios e dos açudes(se for colocada em cima das plantas).

ideia é captar-se e armazenar-se de 3 a 5% da água das chuvas precipitadas no semiárido, de acordo com a oferta e chuvas que varia de 300 a 1.000Lm² ao ano, em período chuvoso de 60 a 150 dias(com intervalo entre duas chuvas de até 15 dias), mantendo a umidade do solo de acordo com a necessidade de cada lavoura.

O período de 60 dias de chuvas acontece em tempo de El Niño, quando seriam captados e armazenados 5% da água das chuvas precipitadas. 300mm de chuvas significam 3.000m³ de água precipitada por hectare e 300.000m³ por quilômetro quadrado. A produção de alimentos no Nordeste exige cerca de (média) 5.000m³ de água por hectare, ao ano, em cada colheita, desde que se controle a evaporação de água do solo na lavoura.

A vantagem de se fazer agricultura e pecuária durante o verão no semiárido é a reduzida afluência de pragas(insetos)e doenças(microrganismos) mas por outro lado aumenta o número de pássaros, roedores e animais maiores que buscam essa fonte de alimentos durante o verão. A ideia é provocar uma chuva durante o verão para gozar de todos os benefícios proporcionados à lavoura pela água doce, limpa, das chuvas. Existem várias processos tecnológicos para fazer essa chuva. Sugira o seu e nos informe.

Convém lembrar que os outros elementos naturais do semiárido são favoráveis à produção de alimentos - agricultura e pecuária - todos os alimentos adaptados às condições ambientais dos trópicos, e com água doce abundante e tecnologia pode-se cultivar uva, pêra, maçâ... O Nordeste tem metade de suas terras ainda  cultiváveis, ou de fácil restauração, grande parte já desmatada(ou com mata secundária) Pra que desmatar a Amazônia?

Transformar a região nordeste em celeiro da Terra é só uma questão de aritmética. Se há uma solução pra que alimentar tantos problemas? Deem essa chance à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário