Post de TV Pedra Branca
Fenômeno La Niña é confirmado e chuvas poderão ficar acima da média no nordeste
A Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA) confirmou oficialmente o retorno do fenômeno climático La Niña, condição que deve se estender até dezembro de 2025 ou início de 2026. A formação traz efeitos diretos para o Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde há previsão de chuvas acima da média nos próximos meses.
Em termos de temperatura do ar, as condições tendem a ser mais amenas no Ceará.
Conforme a NOAA, as condições típicas do fenômeno começaram a ser observadas em setembro de 2025, quando houve uma queda consistente nas temperaturas da superfície do mar no Pacífico Equatorial Central e Leste. Para que a La Niña seja considerada oficialmente instalada, é necessário que a anomalia térmica fique abaixo de -0,5 °C por três trimestres móveis consecutivos — critério que já foi atendido.
A La Niña é caracterizada pelo esfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico, o que reduz as temperaturas globais e altera padrões atmosféricos em escala planetária. O fenômeno atua como o oposto do El Niño, que costuma provocar aquecimento oceânico e estiagens prolongadas em algumas regiões do País.
Informações: Portalsertnews
Severino Medeiros
De fato o fenômeno La Ñina que se refere ao esfriamento(abaixo do normal) da superfície da água de parte do O. Pacífico, junto ao Continente América do Sul, melhora a oferta de chuvas no semiárido NE, enquanto reduz as chuvas nas regiões produtoras de alimentos do Brasil; esse fenômeno climático somente atua se coincidente com o período chuvoso de cada região; nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste a estação chuvosa começa em setembro, enquanto no semiárido começa em janeiro no tempo de La ñina e em março no tempo de El ñino; a temperatura da superfície do Oceano está 0,5ºC negativa, La ñina FRACA, reduzindo as chuvas nas regiões produtoras de alimentos, e NENHUMA melhoria para aplacar a seca no semiárido; Normalmente o fenômeno dura 3 meses podendo não está presente atuando no clima em janeiro de 2.026. Melhorando a informação para a compreensão de Todos, e todas; desemebrasil.blogspot,com.
- Responder
Reinaldo Ferreira
Interessante,que já ouvi falar que lá Nina ,impede de chover. Agora estou em dúvida.
- Responder
Sandro Morais
Graças a Deus seridó e Curimatau Paraibano esta em estado de calamidade por causa da sêca.
- Responder
Erivan Ribeir
Venha e pode ficar no Ceará
- Responder
Joana Camelo Cigano
Que venha logo pra campo maior
- Responder
Corrinha Sousa
Que venha pra paraíba
- Responder
Ana Zelia Pereira
Falaram a mesma coisa no ano passado
- Responder
Piki Vinicius Gildo
Ontem tava serenando perto de sobral ceara
- Responder
Erinaldo Barbosa
Amém
- Responder
Edson Alves
Que venha logo pra Teresina tá quente demais
- Responder
Rafael Veras
Amém
- Responder
Afonso Filho
Venha logo pra picos pi
- Responder
Lucia Gomes
Amém 
- Responder
Fatima Ferreira
Amém

- Responder
Iva Vieira
Amem 


- Responder
- Responder
Lucilene Almeida
Que os anjos digam amém mais com a proteção divina e as bençãos de Deus
- Responder
Márcio Regina
Boa Notícia . Que o sol aqui no ceara num ta de brincadeira nao . Muito quente tão quente se passarmos muito tempo exposto e perigoso cozinhar o cérebro .que venha chuva pra nós aqui
- Responder
Zé Cirilo Júnior
Em minha cidade Santa Luzia PB qualquer pingo d'água é assima da média. Chuva por lá é raro.
- Responder
Nenhum comentário:
Postar um comentário