domingo, 19 de outubro de 2025

26372

 Post de TV Pedra Branca


Fenômeno La Niña é confirmado e chuvas poderão ficar acima da média no nordeste
A Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA) confirmou oficialmente o retorno do fenômeno climático La Niña, condição que deve se estender até dezembro de 2025 ou início de 2026. A formação traz efeitos diretos para o Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde há previsão de chuvas acima da média nos próximos meses.
Em termos de temperatura do ar, as condições tendem a ser mais amenas no Ceará.
Conforme a NOAA, as condições típicas do fenômeno começaram a ser observadas em setembro de 2025, quando houve uma queda consistente nas temperaturas da superfície do mar no Pacífico Equatorial Central e Leste. Para que a La Niña seja considerada oficialmente instalada, é necessário que a anomalia térmica fique abaixo de -0,5 °C por três trimestres móveis consecutivos — critério que já foi atendido.
A La Niña é caracterizada pelo esfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico, o que reduz as temperaturas globais e altera padrões atmosféricos em escala planetária. O fenômeno atua como o oposto do El Niño, que costuma provocar aquecimento oceânico e estiagens prolongadas em algumas regiões do País.
Informações: Portalsertnews
Severino Medeiros
De fato o fenômeno La Ñina que se refere ao esfriamento(abaixo do normal) da superfície da água de parte do O. Pacífico, junto ao Continente América do Sul, melhora a oferta de chuvas no semiárido NE, enquanto reduz as chuvas nas regiões produtoras de alimentos do Brasil; esse fenômeno climático somente atua se coincidente com o período chuvoso de cada região; nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste a estação chuvosa começa em setembro, enquanto no semiárido começa em janeiro no tempo de La ñina e em março no tempo de El ñino; a temperatura da superfície do Oceano está 0,5ºC negativa, La ñina FRACA, reduzindo as chuvas nas regiões produtoras de alimentos, e NENHUMA melhoria para aplacar a seca no semiárido; Normalmente o fenômeno dura 3 meses podendo não está presente atuando no clima em janeiro de 2.026. Melhorando a informação para a compreensão de Todos, e todas; desemebrasil.blogspot,com.
Reinaldo Ferreira
Interessante,que já ouvi falar que lá Nina ,impede de chover. Agora estou em dúvida.
Sandro Morais
Graças a Deus seridó e Curimatau Paraibano esta em estado de calamidade por causa da sêca.
Erivan Ribeir
Venha e pode ficar no Ceará
Joana Camelo Cigano
Que venha logo pra campo maior
Corrinha Sousa
Que venha pra paraíba
Ana Zelia Pereira
Falaram a mesma coisa no ano passado
Piki Vinicius Gildo
Ontem tava serenando perto de sobral ceara
Edson Alves
Que venha logo pra Teresina tá quente demais
Afonso Filho
Venha logo pra picos pi
Lucilene Almeida
Que os anjos digam amém mais com a proteção divina e as bençãos de Deus
Márcio Regina
Boa Notícia . Que o sol aqui no ceara num ta de brincadeira nao . Muito quente tão quente se passarmos muito tempo exposto e perigoso cozinhar o cérebro .que venha chuva pra nós aqui
Zé Cirilo Júnior
Em minha cidade Santa Luzia PB qualquer pingo d'água é assima da média. Chuva por lá é raro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário