sábado, 25 de outubro de 2025

26404

 Post de Terezinha


-UM PROJETO DE ÁGUA PARA UM PROJETO DE VIDA II
Água X vegetal X agricultura X Solo; água no estado líquido X Reino vegetal x Homem agricultor – Gn 2,5 – “ Quando Deus fez o Céu e a Terra AINDA não tinha brotado arbusto no campo, NENHUMA planta havia germinado PORQUE Deus AINDA não tinha feito a chuva e NEM havia o Homem agricultor. Todavia um VAPOR de ÁGUA Irrigava a superfície do SOLO”
- Multiplicação da água doce a partir da água da chuva maior que 200mm ao ano;
-Construção de UMA FONTE DE ÁGUA DOCE para o abastecimento urbano e/ou agropecuária. A água é garantida já que chove todos os anos.
-Captação de água diretamente da chuva, no seu tempo, em qualquer terreno, ou lugar;
-O Volume “V” (m3) de água a ser captado é uma relação ARITMÉTICA entre a necessidade da água (m3) e a oferta média anual de chuva; Ex: 400mm de chuvas = 400L/m2, ou 400.000m3 de água por km2.
-No Abastecimento urbano: 40m3 de água por pessoa ao ANO. No abastecimento doméstico: beber, lavar e cozer os alimentos; tomar banho, lavar a roupa e higiene dos utensílios domésticos;
-Na Produção de alimentos: 1.000L de água da chuva para 1kg de alimentos (ou 1.000L para 1.000gramas)
- Essa Obra hídrica substitui todas as 16 modalidade
de obras hídricas da indústria da seca, inclusive o carro-pipa.
-Projeto: uma área de captação de água das chuvas, impermeabilizada com lona plástica; cisternas com camisa de lona plástica, e cobertas; a água é armazenada sem perda, sem contaminação;
-No caso da maquete (e planta) do Projeto em foco: -lona plástica P&B, Rolo 50 X 8 = 400m2 X 2 = 800m2 para a área de captação de água, camisa e COBERTURA da cisterna; Construção: área de captação de água com paredes de terra, laterais e no fundo, formando uma calha, canalizando, integralmente para a cisterna, a água precipitada da chuva; A escavação da cisterna em forma trapezoide: comprimento 20 na boca e 19m no fundo; largura 4m na boca e 3m no fundo; altura 2,20m; área média 3,5m; comprimento médio – 19,5m; 19,5 x 3,5=68,25m2 X 2,20 = 150,15m3, ou 150.1550 litros de água na cisterna.
Uma cerca de tela de arame contornando o PROJETO – 60 de comprimento e 25 de largura: 60 + 25 X 2 = 170 metros, com 1,5m de largura ao preço de 170 x 13,00= 2.210, 00 reais; os 2 rolos de lona plástica P&B de 50 x 8m custam 3.000,00 reais (Out/2.025); 200 micras.
A escavação trapezoide da cisterna evita – boca 4x20m e fundo 3 x 19m - evita o desmoronamento das barreiras. Retroescavadeira + trabalho braçal, manual para dar acabamento nas barreiras da cisterna, evitando ferir a lona plástica em pedras, paus, superfície irregular.
Ver a Maquete e a planta do Projeto: Um Projeto de água para Um projeto de vida, com uma área de captação de água da chuva, impermeabilizada com lona plástica, de cor branca; uma cisterna com camisa de lona plástica branca e uma COBERTA (teto) com estrutura de madeira e lona branca.
Severino Medeiros
O RN com território de pouco mais de 53.000km2 recebeu em 1 ANO, 2.025, média de 500mm de chuvas, metade da água do aQuífero Guarani, que ocupa área de 800.000 km2, no BR; 60 dias após o final da estação chuvosa 90% dessa água havia desaparecido dos reservatórios (açudes e lagoas), do SOLO, do lençol subterrâneo, dos corpos de animais e vegetais, apesar de ter 20 milhões de obras da indústria da seca: 8 modelos de cisternas, 3 modelos de barreiros, 3 modelos de barragens; canais abertos, carro pipa, cacimbas, cacimbões, poços tubulares....tem 80 rios secos; captar e armazenar água da chuva no chão, á céu aberto, com o novo clima imposto pelo aquecimento global é bestialidade humana; 16 espécies de Hominídeos, Homo Erectus, já desapareceram da Terra pela incapacidade intelectual de criar mecanismos para se adaptar as mudanças climáticas naturais; A civilização Humana, 17ª espécie de Hominídeos nasceu, Homo Sapiens (sabe que...) nasceu Agricultor (fixo na terra e produzindo seu alimento e outros bens) junto de RIOS, na Mesopotâmia, Ásia, porque a vida animal e vegetal necessita de água todos os dias, e os rios Tigre, Eufrates, Gion, Fison eram perenes/caudalosos; já morreram 3 desses rios - secaram com o fogo das atividades humanas, da mesma forma que o Homem brasileiro está secando a Amazônia, Pantanal, e Cerrado; da mesma forma que destruiu o Berço esplêndido onde nasceu o Brasil, descrito por Pero Vaz de Caminha como o Paraíso Terrestre - a Zona da mata NE que vai de Ceará-Mirim - RN á divisa BA/MG. Comemos, bebemos e respiramos Água Doce no estado líquido, cuja única fonte são as chuvas - Gn 2,5.
Damião Medeiros
Todavia um Vapor de água molhava o solo, o chão; Vapor de água significa água no estado GASOSO, abaixo de 100ºC, primeiro estado da água que permitiu a Criação dos seres vivos unicelulares - microrganismos - algas, bactérias, fungos, vírus, protozoários. Não teve chuva, água no estado líquido, durante um bilhão de anos da Terra; água, terceiro elemento da Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário