Post de Amazônia Real
Mesmo com todo o potencial do Brasil para liderar a transição energética, a Petrobras quer explorar petróleo em uma das regiões mais biodiversas do planeta: a foz do rio Amazonas, no Amapá. No site da Amazônia Real você confere um artigo publicado na Nature Sustainability in Ecology and Conservation, que alerta: caso ocorra um vazamento de óleo nessa área, os impactos poderão ser catastróficos sobre manguezais, recifes e comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. A exploração é justificada como forma de financiar a transição energética., o que é contestado no artigo. “O governo brasileiro deve compreender que o desenvolvimento a qualquer custo não beneficia as populações locais”, afirmam os pesquisadores.
Leia o artigo no site da Amazônia Real. https://amazoniareal.com.br/ameacas-da-nova-fronteira-de.../
Autores: Herbert O.B. Duarte, Karen Mustin, Carlos Eduardo Costa de Campos, Salustiano V. Costa-Neto, Isaí Jorge de Castro, Helenilza Ferreira Albuquerque Cunha, Alan Cavalcanti da Cunha, Renato R. Hilário, Fillipe Pedroso‐Santos, Jéssica C.E. Vilhena, Philip M. Fearnside e William D. Carvalho
Severino Medeiros
Se o BR não explorar esse petróleo, QUEBRA; se explorar petróleo na Amazônia vai tocar fogo na matéria do sangue, da seiva; no pulmão e coração da Terra. desemebrasil.blogspot.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário