quinta-feira, 16 de novembro de 2017
É preciso inverter a seca.
Com a seca essa parte do NE vira de ponta-cabeça; a Natureza sugere inverter; comentários com as fotos.
Gosto
Mostrar mais reações
Comentar
Partilhar
1
Terezinha Gnoatto
Comentários
Damião Medeiros
1) Viagem no centro das terras do sertão RN, de ponta-cabeça para mostrar a seca que o Homem fez, mas não sabe COMO, e logicamente o mesmo Homem que faz a seca não pode INVERTER a situação; 2) na foto 2 o FOGO como arma para secar a água, matar o solo, extinguir a vida -O Fogo é um agente de destruição incompatível com a vida, de tal forma que o fogo e a vida não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo.
Gosto
·
Responder
·
31 min
Gerir
Damião Medeiros
Foto 4 no sertão RN, foto 3 no sertão RN; A seca 4 é atribuída à falta de chuvas em 2.017. Pasmem! A área da foto 3 recebe menos chuvas do que a área da foto 4, há milhares de anos; a área 4 é no agreste RN a 30m de altitude, a 60 km (em linha reta) do Mar e zona da mata RN; a média de chuvas no agreste NE FOI de 700mm/ano, e hoje 350mm/ano; afoto 3 é na chã da Serra de Santana, no centro do sertão RN, que recebia média de 500mm/ano, hoje, 300mm/ano, com 500 a 700m de altitude; o desmatamento com fogo e solo NU eliminaram a vida na área 4, inviabilizando a agropecuária; na área 3 a mesma agriCULTURA, com fogo, porém o SOLO, quarto Elemento da Natureza é indestrutível para o fogo e outras ações destruidoras do "progresso" do Homem.
Gosto
·
Responder
·
20 min
Gerir
Damião Medeiros
O Solo e vegetação originais da área 4 são típicos de CERRADO; solo com mais de 1m de espessura, vegetação com mais de 200 espécies vegetais, tinha 0,50m³ por m²; esse solo absorvia 20% dos 700mm de chuvas; o terreno da área 3 tem mais de 20m de espessura, um misto de argila e areia, absorve INTEGRALMENTE os 500mm de chuvas (ou os 300mm); com a eliminação do solo 4 nenhuma água é absorvida no subsolo rígido; no solo 3 TODA água das chuvas é absorvida, e mesmo com verão seco, sem chuvas, de até 240 dias, a umidade permanece no solo ao alcance das raízes das plantas, que se mantém verdes e produzindo (lembrando que as plantas colhem a água que precisa pelas raízes); na área 3 a cobertura vegetal nativa, de CERRADO, foi de 0,50m³ por m², e hoje, exclusivamente com árvores frutíferas, tem 0,20m³por m², mas no tempo das chuvas, com lavoura de cereais e legumes entre as árvores frutíferas, a cobertura vegetal passa de 0,30m³ por m² por até 6 meses.
Gosto
·
Responder
·
9 min
Gerir
Damião Medeiros
É lógico e natural que a evaporação de água do solo, dos reservatórios de água, e dos corpos das plantas na área 3 é metade da evaporação de água na área 4, observando-se que a cobertura vegetal na área 4 é ZERO; é lógico e natural que a temperatura mínima, média e máxima na área 3 é, a qualquer momento, 2 a 3 graus centígrados ABAIXO da temperatura da área 4.
Gosto
·
Responder
·
5 min
Gerir
Damião Medeiros
Qual o ensinamento que Mãe Natureza nos permitiu revelar? Que o fogo agrícola NE não consegue destruir(secar, esgotar, eliminar) o Solo da área 3; que sendo um solo profundo que absorve toda água das chuvas, disponibilizando-a permanentemente ao alcance das raízes das plantas NÃO HÁ SECA; isto é, o Homem não consegue fazer SUA SECA na área 3. O solo que faz a diferença entre a seca e a vida, quarto Elemento da Natureza, está sob os pés da gente, e pode ser criado e mantido ao bel prazer(digo, conhecimento).
Gosto
·
Responder
·
Agora mesmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário