Educação ambiental.
Flores do cacto xiquexique,milagre das chuvas no semiárido NE em 2.013;tomada fotográfica em 22-04-2.013, mas o xiquexique é planta de pouca chuva, e mesmo assim armazena muita água no corpo; no caso, esses xiquexiques foram beneficiados por ter escolhido um lajedo para nascer, de tal modo que com qualquer chuvinha na área sua cota de água é favorecida pela impermeabilidade do lajedo, o que não deixa de ser uma forma de adaptabilidade bem interessante ao ambiente semiárido.
Educação ambiental.
Com um pouco de boa vontade e curiosidade dar para se ver uma abelha coletando o nectar na flor do xiquexique, em 22-04-2.013, no semiárido; aparentemente nada de especial em se ter uma abelha colhendo nectar para produzir seu alimento - mel, mas estamos no semiárido NE, onde se passam 11 meses sem chuvas, e portanto sem flores, sem abelhas; de janeiro até o momento o semiárido, nesta área do RN, já recebeu 64 litros de água das chuvas por m², em 8 precipitações mas apenas em abril recebeu chuvas suficientes (17, 19 e 20-04-2.013) para as plantas florirem, as abelhas polinizarem, e colherem nectar das flores. No caso do semiárido NE estamos mostrando milagres da vida proporcionados pelas chuvas.
O vídeo, as imagens e os textos reproduzem fielmente o Título: uma expressão de vida numa visão real- De fato há muita vida em foco, e tudo o que envolve a vida. Não há mais o que se comentar.
ResponderExcluir