quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

26959

 

Publicação de Instituto Água Sustentável


Um estudo conduzido pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA revelou que, até 2100, a água do mar poderá invadir grande parte dos aquíferos costeiros, afetando até 77% dessas áreas em bacias hidrográficas ao redor do mundo.
Esse fenômeno, conhecido como intrusão de água salgada, ocorre quando a água do mar invade o abastecimento subterrâneo de água. Segundo o estudo, publicado na Geophysical Research Letters, isso poderá ocorrer devido ao aumento do nível do mar, que elevará a pressão da água salgada em direção ao interior do continente, e/ou pela redução da recarga de água doce, resultante de padrões climáticos mais quentes.
O rompimento do equilíbrio das forças opostas, que existem naturalmente nas zonas de transição entre a água doce e a salgada, pode não apenas tornar a água inadequada para consumo e agricultura, mas também prejudicar gravemente ecossistemas e infraestruturas costeiras.
Segundo o levantamento, o aumento do nível do mar, por si só, deve causar intrusão em 82% das bacias costeiras, deslocando a zona de transição em até 200 metros e afetando regiões baixas, como o Sudeste Asiático e o Golfo do México. Já a redução da recarga de água subterrânea, isoladamente, impactará 45% das bacias, movendo a zona de transição em até 1,2 mil metros em áreas áridas, como a Península Arábica e a Baixa Califórnia, no México.
O estudo ressalta que apenas uma ação global e coordenada será capaz de enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e proteger as populações costeiras.
Referência: Marin, Jorge. Água do mar invadirá aquíferos costeiros e reduzirá água potável, diz estudo. Tecmundo, 2025. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/.../400913-agua-do-mar.... Acesso em 03 janeiro 2025.
Damião Medeiros
A intrusão salina no RN é uma triste realidade; o RN tem cerca de 400km de litoral; da divisa RN/PB até Maxaranguape RN está o Aquífero do RN com dezenas de lagoas e centenas de poços tubulares que abastecem a Grande Natal, mas tem adutoras que coletam água para abastecer a maior parte do agreste RN; milhares de carros pipa coletam água, chegando a 120 km dentro do sertão RN; algumas lagoas dessa área estão com salinidade que comprometem o abastecimento urbano; de Touros RN até a divisa RN/CE cavava-se cacimbões a 100m do Mar, com água boa para o abastecimento urbano e irrigação de lavoura; Hoje a água subterrânea está salgada a 30 km do Mar, inclusive em todas lagoas costeiras, a exemplo da lagoa Boqueirão, em Boa Cica, no município de Touros, RN, que abastece metade do Sertão do Mato Grande;
Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário