sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

26.990

 LAPIS - Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites

🚨 Volume das represas de algumas hidrelétricas estão em alerta. Veja as regiões
.
☔ Mesmo na estação chuvosa, a maioria dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras não tiveram a recomposição dos seus volumes de água. O mapa mostra o impacto das chuvas irregulares sobre o nível de armazenamento de água dessas represas, na segunda semana de fevereiro.
.
⚠️ A seca-relâmpago que atinge algumas regiões deixa os reservatórios rapidamente em situação de atenção, principalmente no Centro-Sul. Seca-relâmpago é um tipo de seca que começa e se intensifica rapidamente, acompanhada de altas temperaturas.
.
🛰 As hidrelétricas brasileiras, especialmente do Sudeste e Centro-Oeste, já operam com níveis de alerta (Veja os círculos em rosa e laranja, no mapa), devido às chuvas abaixo da média e às altas temperaturas. O alto risco hidrológico do Brasil se concentra atualmente na região Sudeste do País. Ali, há uma forte relação entre altas temperaturas e alta evaporação, limitando a recuperação do volume dos mananciais, ainda sem a estabilização no período chuvoso.
.
🥵 A segurança do sistema hidrelétrico nos próximos meses vai depender do período chuvoso, que teve início no fim do ano e vai até o próximo mês de abril. Hoje, o sinal está em alerta, começando a se aproximar do grave. “Os atuais níveis dos reservatórios ainda estão razoáveis, mas a mudança abrupta nos últimos dois meses despertou atenção”, completa Humberto Barbosa, fundador do Laboratório Lápis.
------------
🔥 TREINAMENTO ONLINE | Quer ser treinado pelo Laboratório Lápis? Na próxima sexta-feira, dia 20 de fevereiro, vamos abrir uma PR0M0ÇÃ0 EXCLUSIVA para entrar em nosso Curso de Geotecnologias. Se você quer dominar as Geotecnologias, gerar mapas e produtos de satélite, será aberta a condição mais especial do ano para se inscrever. Saiba como funciona o método: https://mapadamina.org.br/
Severino Medeiros
Mostra indubitavelmente que captar e armazenar água da chuva no chão, á céu aberto, em barragens, açudes, barreiros, lagos, lagoas, rios, com o novo clima imposto pelo aquecimento global não pode ser chamado de reserva de água, reservatório, particularmente no semiárido NE de 1.000.000km2; a água da chuva é um fluido de baixa viscosidade e grande massa específica com fluidez baseada na mecânica dos fluidos, que tem como recipiente a Atmosfera, a litosfera e hidrosfera, com ação da temperatura, gravidade e vento; para captar e armazenar água da chuva sem fuga (fluidez), contaminação(solvente e substrato) na litosfera e hidrosfera o RECIPIENTE, depósito, reservatório tem de SER impermeável, com válvulas de entrada e saída (controladas) da água, condição hermética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário