quarta-feira, 17 de outubro de 2018

A vida TODA é feita de SOLO, e não de terra.





6 comentários:

  1. O vídeo mostra uma vala escavada no agreste para sangradouro de um açude, onde se escavou uma vala com 11 metros de espessura, arrancando o SOLO, que é a parte mais externa da crosta terrestre, que deveria ter mais de 50cm de espessura nesse lugar; uma sub solo com até 1m de espessura, e o restante escavado na rocha matriz; e mesmo assim, com o tempo sem ter água corrente no sangradouro do açude, surgiu um pouco de SOLO sobre a rocha matriz, criado com o material que foi arrastado pela água das chuvas, das partes altas do terreno, e trazido pelos ventos, e mesmo assim as plantas rasteiras que nasceram são pífias, proporcional ao escasso solo formado, e somente a algaroba conseguiu germinar nesse terreno, e mesmo assim o seu corpo não se desenvolve satisfatoriamente; a água corrente nessa vala, sangradouro passou pela última vez em 2.011, por conta dos 1.000mm de chuvas de La ñina, e se todos os anos esse açude sangrasse, com água corrente, nenhum solo se formaria e NENHUMA planta germinaria. O corte feito no terreno, para o sangradouro do açude tem 11 m de espessura, que é a diferença de nível entre o respaldo da parede de terra do açude e o peso do sangradouro por onde passa o excesso de água acumulada com as enchentes, com as chuvas, o que significa dizer que para a água represada pelo açude transbordar pela parede deveria haver um excesso de água de 11m de lâmina de água no rio que abastece o açude, impossível de acontecer no NEBR. Por outro lado, a largura do sangradouro é 3 vezes a largura do rio do açude com a maior enchente conhecida.

    ResponderExcluir
  2. E, em se falando de solo a foto 1 mostra uma tecnologia de se criar solo, quarto elemento da Natureza, onde NÃO EXISTE, ou é insuficiente para gerar e manter vida diversifica - nas dunas das praias do NE, nos tabuleiros junto ao litoral, na areia da praia, nas caatingas, nos desertos secos arenosos de Israel, dos EEUU; no SAARA, no Atacama; Trata-se do Tanque Retentor de ÁGUA subterrânea, de SOLO e de nutrientes minerais para o cultivo de uma árvore de grande porte; O PROJETO é para que o TANQUE tenha tudo o que o ambiente natural não oferece para se criar e manter uma árvore de grande porte, a exemplo do cajueiro, mangueira, Etc, com total domínio do agricultor ciente e consciente; pode-se construir também para o cultivo de hortaliças, cana-de-açúcar, capim para alimentar o gado; Não é milagre, nem utopia - é ciência EXATA da Natureza ao alcance de todo ser racional.

    ResponderExcluir
  3. E, em se falando de SOLO na foto 2 o SOLO e tido o que ele gera e mantém foi ELIMINADO pelo OMENE no agreste RN, transformado em deserto seco, sem vida, e ao eliminar o quarto elemento da Natureza TODOS os outros Elementos, interdependentes, e suas variáveis atmosféricas foram aletradas para pior,tornando hostil um ambiente que há 200 anos era úmido fértil, coma segunda maior massa de vida animal e vegetal do RN. É pouco, ou quer desgraça maior?

    ResponderExcluir
  4. 3) caatinga - semiárido natural do NE porque NÃO tem SOLO desde que o mundo é mundo, e por isso a vida nos 250,000 km2 das caatingas em 8 dos 9 Estados NE é insignificante, e o clima tão agressivo.

    ResponderExcluir
  5. Ofício de 2.007 da Câmara dos DEPUTADOS, onde nós, FEMeA/92 éramos notificados de que a Câmara teria criado COMISSÕES para atender nossa solicitação para se EXTIRPAR a fatídica e demoníaca seca nordestina, evitando o apocalipse no Brasil.

    ResponderExcluir