segunda-feira, 23 de setembro de 2024

23358

 AMIGOS DA NATUREZA

 

Cleide Neia 2 d 
Olá, eu sou O DENTE DE LEÃO.
Muita gente me chama de erva, mas eu sou um bom amigo e vim te ajudar.
Quando você me ver, lembre-se que eu sou o único que quer e pode crescer nesse lugar particular.
Isto é porque:
Ou o chão é muito compacto / duro / engomado e eu quero soltá-lo com minhas raízes.
Ou há muito pouco cálcio no solo. Não se preocupe, eu vou preenchê-lo com a morte das minhas folhas.
Ou o solo é muito ácido, mas eu vou melhorar isso para você se você me der uma chance.
Ou uma mistura de todas as outras coisas.
Estou aqui porque sua terra precisa da minha ajuda, então é melhor me deixar crescer sem me incomodar! Quando tudo estiver resolvido, eu sumirei de novo - eu prometo!
Tentando me eliminar prematuramente com minha raiz? Não importa o quão meticuloso você seja, eu voltarei 2x mais forte! Só até a sua terra melhorar.
Até dá para perceber crescendo em que estágio é minha ajuda. Se minhas folhas estão lisas no chão, então estou longe de terminar meu negócio, mas se todas se levantarem, então estou quase acabado.
Eu sou uma das primeiras flores da primavera, então vou anunciar a primavera / verão para você
Durante o dia, quando está quente, abro minhas flores, mas à tarde, quando está frio, fecho-as novamente rapidamente. Na verdade, se não estiver quente o suficiente durante o dia, eu não vou abri-los de todo!
Minhas flores são o primeiro alimento para os insetos depois da hibernação e ao contrário da maioria das outras plantas, eu tenho pólen e néctar. E eu sou generoso com elas para as abelhas.
A propósito, minhas flores são realmente deliciosas para você, sabia? Eu costumava me chamar de mel (ou ouro) dos pobres, porque minhas flores são tão doces. A internet está cheia de receitas - confira.
Mas espere até o final de maio ou mais tarde antes de começar a cortar-me e mesmo assim, não cortes todo o papadia. A biodiversidade e as abelhas serão muito gratas!
E finalmente quando você me ver e em vez de pétalas amarelas, eu tenho um balão de dente de leão com pêlo, sopra forte e peça um desejo... Vou tentar cumprir
Pode ser uma imagem de flor
Todas as reações:
94
7
27
Gosto
Comentar
Enviar
Partilhar
Ver mais comentários
Marta Carvalho
Q legal gostei ⚘️⚘️🌴🌴
  • Gosto
  • Responder
  • Partilhar
Damião Medeiros
Meio romantizado, mas válido; muito comum no sertão nordestino, particularmente onde o cerrado foi devastado (mas, não na caatinga) o cinza das folhas, do caule, galhos nos parece desprovido de clorofila; é alimento dos caprinos, mas não é comum no menu de outros gados; quando feridas as folhas soltam uma seiva leitosa, que segundo o Homem sertanejo "se bater" nos olhos, cega; A madeira é inútil para estaca de cerca, lenha, ou obra de carpintaria; Mas há uma aplicação excelente: na produção de carvão ativado utilizado em máscara de proteção, na respiração aeróbia, contra agentes patogênicos (microscópicos) das pandemias, e também protege a boca, narinas e ouvidos da gente, da poeira, fumaça... Esperamos ter contribuído para a ampliação da informação sobre o DENTE de Leão, que tanto me impressionava no sertão sua forma esplendorosa de propagar sua semente.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário