Post de MM Divulgações
A imagem mostra muitos jumentos transportando terra para a construção da parede do açude, na frente de emergência da seca, que ocorreu no ano de 1932. Foi um grande açude feito todo de forma manual, na pá e na picareta e a terra foi toda transportada nas costas dos jumentos. Ainda hoje o açude existe deixando riqueza para o nosso município de Riacho dos Cavalos na Paraíba.
Com imagem e informação de Daniel Soares
Severino Medeiros
Todos os rios do RN estão secos; também seco 80% dos açudes; secando lagoas e poços tubulares; seca em 80% dos municípios; déficit hídrico, apesar de ter chovido 24 bilhões de m3 em 2.025, metade da água do aquífero Guarani; vem 6 a 8 anos com índice de chuvas de 1/3 no RN; todas essas obras da indústria da seca são inúteis; e não adianta pedir chuva a Deus porque a seca no NE é obra de Satanás que usa o cérebro das pessoas como MULAS que tem a seca como status, estigma de miséria, fome, sede, atraso; Deus não escuta as preces dos filhos do Outro; quando a água da chuva se precipita no NE vira lixo, e logo foge daqui como o diabo da cruz. Lembram-se de Caim (Bíblico); Deus o escolheu como primeiro agricultor; Tocou fogo na mata do Paraíso para abrir os campos de lavoura; o fogo secou 3 rios, e hoje ninguém sabe onde estava o Paraíso criado por Deus, onde corria leite e mel; Caim foi expulso (por Deus) do Paraíso e seus descendentes morreram no dilúvio, como castigo eterno ao Homem que faz essa desgraça toda com a Natureza, a Obra de Deus.
- Responder
Ainda lembro de vê açude sendo feito toda terra da parede ser transportada por jumentos, lamentável é que hoje está quase extinto no sertão, pelo menos na região que a minha família mora quase não se vê mais esse importante animal.
- Responder
Severino Ferreira
Na minha adolescência trabalhei em uma fazenda no sertão da paraíba em um serviço deste eu anotava os jumentos que sai carregado para levar terra até o local do açude. Anos 70
Nenhum comentário:
Postar um comentário