Educação ambiental.
Casa do vaqueiro da fazenda Lagoa Nova em Riachuelo-RN, com paredes de alvenaria, rebocada, com mais de 80 anos, construída com material do local - tijolos rígidos, telha, madeirame do telhado, portas e janelas feitas da madeiras da umburana da área; os tijolos da parede foram assentados com caliça - cal+areia; a cal vem do sertão RN. Quando a propriedade foi adquirida pelo governo federal, para a criação do assentamento Lagoa Nova, existiam mais de 200 casas antigas na propriedade (de cerca de 7.000 hectares) que estar em 3 municípios - Riachuelo, Bento Fernandes e Ielmo Marinho - RN.
Educação ambiental.
Casa da fazenda Lagoa Nova, Riachuelo-RN, construída há cerca de 100 anos pelo ex-governador do RN Juvenal Lamartine, provavelmente a casa mais antiga em Riachuelo-RN, e apesar do abandono continua de pé; foi construída sobre um lajedo, o que lhe dá toda estabilidade para vencer o tempo; outro detalhe bastante curioso é que o andar de cima é separado do térreo por uma laje de cimento armado, comum nas casas da área urbana; Por essa época Brasil não produzia cimento nem ferro; era tudo importado; normalmente essas casas de 2 andares tinham piso de madeira separando os dois andares, e o piso do térreo. Esta casa certamente tem história do RN e não deveria ser abandonada; Com muita propriedade já foi dito: o povo que não tem passado não tem futuro.
Educação ambiental.
Em primeiro plano as bases da instalação de uma usina de beneficiamento da cana-de-açúcar, na sede da cooperativa agropecuária do assentamento lagoa nova, em Riachuelo-RN, vendida no "ferro velho" por 1/10 do valor computado na conta dos assentados, quando da compra dessa propriedade, com o aval, indiferença ou benesses dos dirigentes do INCRA no RN.
Educação ambiental.
Instalações da cooperativa agropecuária do assentamento do INCRA lagoa nova, em Riachuelo-RN, vendo-se as condições de um prédio que teve o telhado, as portas e outros materiais extraídos e convertidos (vendidos) em dinheiro, ou empregados em construções particulares dos próprios dirigentes da cooperativa, sem qualquer oposição, obstáculo por parte do INCRA.
Educação ambiental.
Instalações da cooperativa agropecuária lagoa nova, do assentamento do INCRA em Riachuelo-RN, mostrando o interior de um prédio deteriorado, abandonado, um exemplo da irresponsabilidade, incompetência e corrupção dos órgãos do governo federal no NE, e ao mesmo tempo os recursos, dinheiro público, promovem, criam novos agentes locais da indústria da seca.
Tecnologia e poder econômico a serviço da destruição parece pesado para quem não conhece os problemas que a seca intelectual NORDESTINA cria e mantém. Mas para nós, FEMeA que estamos nesse INFERNO ambiental, social, político desde que nascemos,não tem como justificar a causa e o efeito desse desastre que só tende e crescer- as postagens foram transcritas de DSORIEDEM:BLOGSPOT.COM de 2.013, e hoje, 2.018 a situação social, ambiental, política é mais grave, a ponto de explodir.
ResponderExcluir