Publicação de Instituto Água Sustentável
A floresta amazônica está em alerta: um estudo coordenado pela Fiocruz, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, revelou uma ampla contaminação por plásticos na região. Os pesquisadores chamam atenção para os riscos à saúde das comunidades ribeirinhas e indígenas.
Segundo a bióloga Jéssica Melo, colaboradora da Fiocruz e responsável pelo artigo “Plastic pollution in the Amazon: the first comprehensive and structured scoping review”, publicado na revista AMBIO, a Amazônia abriga o segundo rio mais poluído por plástico do mundo — justamente na maior bacia hidrográfica do planeta.
O estudo mostra que a poluição plástica já afeta múltiplos cenários na Amazônia: fauna, flora, sedimentos, água e, principalmente, as comunidades locais.
Segundo a pesquisa, as comunidades da Amazônia convivem diariamente com toneladas de lixo flutuante — resíduos despejados tanto por moradores de áreas urbanas quanto por embarcações.
As próprias comunidades ribeirinhas também contribuem para o problema, em grande parte por falta de infraestrutura adequada para coleta de resíduos, especialmente nas regiões mais isoladas, além do aumento no consumo e na variedade de produtos plásticos.
Os pesquisadores ainda destacam a ausência de políticas públicas eficazes para conter o uso de plásticos. “Enquanto cidades como Rio de Janeiro e Salvador já avançam com medidas que proíbem itens como canudos de plástico e embalagens de isopor, não conheço nenhum município no interior do Amazonas que ofereça coleta seletiva ou programas de reciclagem para plásticos — muito menos iniciativas para reduzir seu impacto”, alertam.
Referência: Cardoso, Alan. Amazônia tem o segundo rio mais poluído por plástico do mundo, diz estudo. CNN, 2025. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/.../amazonia-tem-o.../.... Acesso 19 setembro 2025.
Damião Medeiros
Os rios dentro, ou junto das selvas de pedras são fossas putrefatas - se viver não bebe, se beber não vive; o lixo-líquido, doente, dos rios amazônicos não permite tratamento para o "consumo humano"; com a exploração de petróleo, na área, os peixes vão explodir.
- Responder
Rosemar Aparecida Alves
Já sabemos do problema agora precisa solucionar logo..Afinal estamos falando de seres humanos inteligentes
- Responder



Nenhum comentário:
Postar um comentário