Publicação de Rosáfico Saldanha Dantas
O RN TEM UM PANTEON CHEIO DE HEROIS, ENTRE ELES, ANTÔNIO FILIPE CAMARÃO - Grande herói da guerra contra os holandeses.
Antônio Filipe Camarão, Poti ou Potiguaçu, chefe nativo dos índios potiguares, nasceu em Extremoz-RN. Poti ou Potiguaçu, nomes tupis que significam, "camarão" e "camarão grande". Foi batizado (1614) como Antônio e adotou o "Filipe Camarão" homenageando o soberano dom Filipe II. A frente dos guerreiros de sua tribo auxiliou a resistência de Matias de Albuquerque contra os holandese. Foi condecorado pelo Rei D. João IV com a mercê de "Dom", nomeado "Cavaleiro da Ordem de Cristo", o "foro de fidalgo com brasão de armas" e o título de "Capitão-Mor de Todos os Índios do Brasil".
O município de Natal tem 36 bairros, entre eles, Felipe Camarão. O Palácio Filipe Camarão, é sede da prefeitura de Natal. O Exército Brasileiro denomina a Sétima Brigada de Infantaria Motorizada como Brigada Filipe Camarão. Uma Lei Federal determinou que o nome de Antônio Filipe Camarão fosse inscrito no Livro de Heróis da Pátria, no Panteão da Pátria (2012), reconhecendo o cenotáfio que homenageia os heróis nacionais.
O índio potiguar Antônio Felipe Camarão, herói de guerra q expulsou os holandeses do RN e PE. Esse é um herói nacional.
Os tupi-guaranis viviam no litoral e os tapuias predominavam nos sertões da capitania do RN. Estes eram corpulentos e de grande força física. Tinham cabelos longos, semblante ameaçador, temidos, devoravam até mesmo os de sua tribo. Corriam como feras. Usavam as flechas, arcos, dardos, clavas e machados. Se enfeitavam da cabeça aos pés para as lutas. As armas eram enfeitadas com bonitas plumas.
Jundiaí foi ontitese de Filipe Camarão. Aquele rei-índio vivia com os seus, entre as terras áridas do mandacaru, xique-xique, bromélias e cactos. Foi pedra no sapato dos colonizadores lusos, o Moisés índio do Nordeste, o grito forte dos sertões potiguares. Espécie de general dos exércitos indígenas dos sertões. Só em Cunhaú e Uruaçu, seus índios mataram mais de 100 pessoas. Os gerreiros de Janduí estavam em toda parte: dos platôs aos penhascos mais altos da serra de Portalegre; das enOs gucostas ao topo da Serra de Santana, aos labirintos rochosos da Serra da Rajada, em ofensivas guerreiras contra o exército de Jorge Velho. Quando o holandês foi embora e o português voltou, onde existisse um Tapuia, ele mandava exterminar. O mesmo q faziam os Tapuias com os lusos, no tempo holandês. Alguns índios solitários se escondiam nos socavões das serras. Por isso há mais de 300 anos q deixaram de existir tribos indígenas no RN.
Os holandeses desenvolveram um regime violento e cruel no RN. Convocaram Janduí, inimigo mortal dos lusos. Onde existisse português, Rabbi chegava com os tapuia de Jundiaí, humilhava, mandava ficar nus, de joelhos. Arrancavam nariz, orelhas, dedos, genitálias, olhos, línguas, dentes, mãos, pernas, cabeça, abriam as costas e tiravam o coração. O massacre de Uruaçu foi assim (1645). Só em Cunhaú e Uruaçu, mataram mais de 100 pessoas. O pânico tomou conta do RN. Quando Portugal se libertou do domínio espanhol, voltou para enfrentar os holandeses. Após a derrota holandesa (1654), o ódio luso recaiu sobre os Tapuias, dizimando suas tribos. Muitos fugiram para a Serra de Ibiapaba-CE. Alguns índios solitários se escondiam nos socavões das serras. Por isso que há mais de 300 anos deixaram de existir tribos indígenas no RN. (Fonte: Os Mártires de Cuhaú e Uruaçu, Itamar de Souza. Fascículo 04, Diario de Natal, 5.3.2000).
Jardel Fausto
Herói por quê? Por ter matado outros indígenas?
- Responder
Damião Medeiros
De acordo com o Livro Brasil Holandês, do Historiador e folclorista natalense Câmara Cascudo, o chefe Tapuia, Seriema, Janduí, era amigo do Conde Maurício de Nassau a ponto de Tremular (a imagem da seriema), representando a Capitania do RN, na bandeira da Companhia das Índias, nos mastros dos navios e no Palácio de Nassau na Cidade de Maurício (Recife-PE); Embora o tapuia seja a tribo indígena mais atrasada (culturalmente) das américas, no seu tempo, há 2 registros extraordinários de evolução: Há registro de que o chefe janduí viajou a cavalo para Recife, onde era recebido com toda Pompa por Nassau, e para isso estabeleceu um CAMINHO entre AÇU-RN e PB/PE, com equipes, fixas, de seu povo apoiando e fazendo a segurança da comitiva; O Tapuia se caracterizava, com seu comportamento estúpido, ao Homo Erectus, e diferente de outros povos indígenas, de então, sua índia (fêmea) não "plantava", mesmo tendo a sua disposição as VAZANTES da lagoa do Piató - AÇU - RN, o maior lago natural (com 12km de comprimento), solo de sedimentação semelhante (em fertilidade e umidade) á Mesopotâmia de Adão; Porém a convivência com os Holandeses, povos de países baixos, com alto conhecimento sobre "transposição de água " no controle de inundação, e cultivo de alimentos, construíram o que seria um sistema de irrigação para cultivar lavoura de milho, feijão, batata doce, mandioca nas várzeas dos rios da bacia hidrográfica do Açu/piranhas-RN; uma jarra., ou pote de barro queimado, diferente da louça de barro produzida pelo português e africano, no RN - a massa de argila era misturada com areia grossa (lavada) do rio; resultando em um pote de paredes grossas (até 3cm) que depois de queimado se tornava duro feito pedra; colocava-se o pote na várzea, terra fértil do rio, porém sem umidade, na seca, por mais de 180 dias do ano; trazia-se água da cacimba( do lençol freático da areia da calha do rio) enchendo-o com água, que vertia pelo poros (grãos de areia) da parede do Pote, mantendo uma área úmida, circular, em torno da base do Pote, por muitos dias, tempo suficiente para criar lavoura; vestígios desse material de louça de barro foi encontrado durante escavação, em 1.951, de um canal ligando o Rio Açu à Lagoa do Piató, Açu-RN, certamente não levado em consideração, na época, pela comunidade acadêmica, mas, chamando a atenção dos operários envolvidos nessa obra hídrica; NB: a Lagoa do Piató secou definitivamente em 2.013.
- Responder
- Partilhar
Rosáfico Saldanha Dantas
Damião Medeiros DEZ, vc está PROIBIDO de deixar este grupo. Nossos amplexos.
- Responder
- Partilhar
Damião Medeiros
Sobre o Potiguar Antônio Felipe Camarão temos a acrescentar que nas batalhas dos Guararapes (1.648 a 1.649) ele como comandante dos Índios tinha seu quartel general em uma área dos atuais municípios de Paudalho e Camaragibe-PE, ainda hoje conhecida por ALDEIA, onde no preparo dos soldados do NEBR para a segunda Guerra Mundial, foi criado um Centro de Instrução, conhecido como CIMINIC, onde estão 2 Unidades do EB, e está sendo instalada a Escola de Sargentos (formação e aperfeiçoamento) antiga ESA, transferida de MG para PE. É uma área de mata atlântica, zona da mata NE, com cerca de 200km2, com grande parte da vegetação preservada, e todos os caminhos de água (riachos) ainda perenes. Terreno de solo massapê, típico da zona da mata NE que vai de Ceará-Mirim RN á divida BA/MG; Outro fato a ser levantado; Próximo a Natal, junto à Redinha existiu uma reserva, chamada de Gamboa do Camaragibe, ocupada por descendentes dos Potiguaras, há 300 anos, mata atlântica chegando até o mangue, que há 60 anos o governo RN ( e prefeitura de Natal ) querem TOMAR para depósito de esgotos da Grande Natal, alegando não existir outro espaço; estivemos várias vezes fazendo trabalho de pesquisa ambiental em Gamboa do Camaragibe, mas, para nossa tristeza o governo venceu, provavelmente com falsas promessas de "civilização"; Acompanhe nosso Trabalho de Educação Ambiental de 1.992 em DSORIEDEM.BLOGSPOT.COM; desemebrasil.blogspot.com.
- Responder
Danielson Di Severo
Felipe Camarão está enterrado na Igreja Imperial do Rosário da Várzea, no Bairro da Varzea, Recife-PE.
- Responder
- Partilhar
Leuza Lima Cruz
Estória Incrível
- Responder
- Partilhar
Jason Baracho
Prefiro Pedro Poti
- Responder
- Partilhar
Jardel Fausto
Vou pesquisar mais sobre ele
- Responder
Tomaz Albuquerque
Em Natal existe uma tribo na zona norte
- Responder
- Partilhar
Leonildo Farias
Dureza
- Responder
- Partilhar
Joao Bosco Dantas
Bela postagem.
- Responder
- Partilhar
Utidaspanelaspeixoto Peixoto
Parabéns jovens bello trabalho fantástico trabalho


Nenhum comentário:
Postar um comentário