quinta-feira, 4 de maio de 2017

Nada a ver com falta de chuvas




3 comentários:

  1. Tudo a ver com as chuvas, embora não seja água; 2)poderia um ser racional acreditar que as imagens 1 e 2 retratam a água? Pois bem: as fotografias 1 e 2 são do agreste RN, em 30-04-17, o agreste que não tem água própria em seu território, e com racionamento de água;MAS o lixo 1 e o desastre 2 são consequências das chuvas desde janeiro de 2.017; o açude 1 tem uma bacia hidrográfica de 10 km², e de janeiro a abril 17 choveu mais de 200mm na Bacia, ou 200 Litros/por m², 200 milhões de litros por km², ou 200.000m³ X 10 km² = 2.000.000 de metros cúbicos; porém a água só escorre no riacho (água corrente) da bacia hidrográfica se a chuva for maior que 40mm em 24 horas; chuvas de até 10mm em 24 horas NEM molha a terra; a perda de água no açude, com evaporação para a atmosfera, infiltração no terreno, sugada pela terra seca em torno da represa, extraída pela baixa umidade do ar e ventos secos chega a 8L/m² ao dia, ou o equivalente a uma chuva de 8mm que se PERDE por dia; na foto 2 o transtorno que é a chuva numa estrada de terra - lama, atoleiro, Etc. 3) Maquete do PROJETO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DIRETAMENTE DA NUVEM ( no tempo das chuvas) e armazenada tal qual vem das nuvens em quantidade e qualidade para se extirpar a famigerada seca; vendo-se uma área de captação de água impermeabilizada por lona plástica branca, e a cisterna, depósito seguro de água, forrada (camisa) e coberta com lona plástica ou manta PVC. TODA ÁGUA da chuva precipitada na lona, mesmo que seja de 1 mm, será integralmente captada; e TODA água captada será armazenada na cisterna; admitamos que o PROJETO de Captação e armazenamento de água foi executado em 2km² da bacia hidrográfica do açude 1; com 200mm de chuvas em 90 dias de 2.017 a água armazenada, seguramente, seria de 200.000m³ X 2 km² =
    400.000m³, ou 400 milhões de litros de água; se cada pessoa necessita, em média de 20 m³ de água doce, limpa para o abastecimento urbano; 3L dia para beber; 8L dia para lavar, cozer os alimentos e lavar a louça das refeições; 19 L para lavar a roupa do corpo; 21 litros para tomar banhos, total de 50 litros por pessoa ao dia; para lavar o vaso sanitário capta-se a água servida nos banhos e na lavagem de roupas, ou 40 litros por pessoa ao dia; se a "descarga" do vaso sanitário é de 8L, seria suficiente para descarga de excrementos ( nos esgotos, na fossa) de 5 "necessidades fisiológicas". De fato, a maldita seca nordestina é absolutamente desnecessária; o problema é colocar tanta informação na cabeça de uma BESTA que nos governa, ou na cabeça de uma MULA que integra a comunidade acadêmica BR.

    ResponderExcluir
  2. Ver na foto 3, do PROJETO de captação e armazenamento de água que há uma cerca (que seria tela de arame) contornando o PROJETO, para evitar o acesso do gado, no caso seria água para a agropecuária; água de se BEBER exige higiene total, e haveria outros obstáculos para impedir o acesso de qualquer animal, incluindo os insetos rastejantes e alados.

    ResponderExcluir
  3. Racionalmente são 50 litros de água doce limpa, por pessoa, por dia, para as necessidades do Lar, e/ou 20m³, ou 20.000 litros por pessoa, ao ANO. Os 400.000 m³ de ÁGUA do PROJETO dariam para abastecer uma população de 400.000m³ : 20m³ = 40.000 : 2 = 20 mil habitantes, por ano; matemática é ciência exata, e não mente; matematicamente não deveria haver seca no NEBR, mesmo porque em um terço do NE NUNCA faltou chuvas com o mesmo índice das regiões SUL e Sudeste.

    ResponderExcluir