sábado, 6 de maio de 2017

Quem é pior: a falsa informação ou a desinformação.

O mapa mostra a área da Caatinga em 2016. Os trechos em verde escuro são de vegetação mais densa. O verde claro são áreas com cobertura mais rala (Foto: MapBiomas)
A vegetação da Caatinga perdeu cerca de 11 milhões de hectares entre 2000 e 2016. É uma área um pouco maior do que a do estado de Santa Catarina. Os dados são do MapBiomas, sistema de monitoramento dos biomas do Brasil.
No gráfico abaixo, é possível ver a variação da área. A cobertura florestal da Caatinga (representada pela linha verde-clara no gráfico) foi de 41 milhões para 32 milhões de hectares no período. A área de florestas mais densas da Caatinga (em verde-escuro no gráfico) caiu de 8,7 milhões para 6,6 milhões de hectares. Em comparação, a área de pastagens (na linha bege do gráfico) foi de 15 milhões para 20 milhões de hectares.
O gráfico mostra a evolução do uso do solo na Caatinga. Em verde claro, as florestas menos densas. Em verde escuro, florestas mais densas. Em bege, pastagens (Foto: MapBiomas)
Floresta não é um termo que o imaginário popular associa à Caatinga. Mas o bioma tem formações florestais. São árvores mais baixas e retorcidas do que as da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica ou do Cerradão, mas importantes para o ecossistema da Caatinga.
O MapBiomas faz parte do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (Seeg), uma iniciativa de pesquisadores brasileiros para monitorar mudanças climáticas.

Um comentário:

  1. Os problemas ambientais brasileiros são frutos do analfabetismo científico brasileiro; A literatura ambiental brasileira é mesmo a letra do samba do criou doido da SILVA;a reportagem acima mostra o quanto a "comunidade acadêmica" desconhece o BRASIL; o mapa simbolizando a caatinga ocupa mais de 70% do NE e teria mais de 1.000.000 km². A caatinga é uma infinidade de clareiras ( sem vegetação permanente em área de até 2.000m²); as caatingas guardam essas características biológicas a mais de 50 mil anos, e as características geológicas e geográficas a mais de 400 milhões de anos; A caatinga é semiárido porque não tem solo de sedimentação; a cobertura vegetal da caatinga é a menor do Brasil, e varia de 0,01m³ de massa vegetal por m², ou 100m³ de madeira por hectare na seca (sem chuvas), a 0,1m³ de massa vegetal por m², ou 1.000 m³ por hectare na época das chuvas, quando todo os arbustos ganham folhas, flores, e as clareiras entre os arbustos ganham um cobertura vegetal compacta de gramíneas e plantas rasteiras.As caatingas somam 250.000 km² nos Estados PI-CE-RN-PB-PE-AL-SE-BA. As caatingas estão no sertão de 500.000km²; Não existe caatinga no MA, nem em qualquer outra área do Nordeste. O sertão NE tem cerrados, vales com rios e suas várzeas; serras com as abas e as chãs; a Região Nordeste tem 9 sub regiões caracterizadas física e biologicamente.

    ResponderExcluir