domingo, 20 de agosto de 2017

Cientificamente a seca NE não existe.

Rio  grande do norte, MORTO.  O rio Potengi com 176km de extensão nasce em Cerro Corá, no sertão RN e tem a foz em Natal-RN; é duplamente  morto: 1) passa até 5 anos sem ter água corrente no seu leito; 2) é uma fossa à céu aberto de S. Paulo do Potengi até Natal - RN. Esse rio era perene há 5.000 anos, e caudaloso na época das chuvas; era temporário há 100 anos, quando no período das chuvas gozava 2 a 5 enchentes, água corrente no seu leito; tem cerca de 200 reservatórios secos no seu leito e de seus afluentes; entre Barcelona-RN e o pé da serra de Santana, em São Tomé-RN dar cacimbas com água salgada para o gado beber, ADOECER E MORRER.

Rio afluente do rio Potengi, igualmente morto, porém como não atinge a área urbana, não recebe esgotos. O fato de passar até 5 anos sem água corrente no seu leito faz com que a vida animal e vegetal MORRA aos poucos, mesmo que todos os anos chova mais de 250mm em todo o corpo do rio, o que significa 250L/m² na bacia hidrográfica do rio. O rio da foto 2 não dar cacimbas no verão, ou dar por apenas 2 meses após a última chuva do ano. Considerando que a água das chuvas drenada na camada de areia do leito do rio não sofre evaporação, 250mm de chuvas cria uma lâmina de água no interior da camada de areia, lençol freático para as cacimbas.
 O que se vê é um canal forrado com lona, ou manta PVC, construído no deserto, seco. Se considerarmos que o termo "RIO" significa um caminho de água corrente,  nas fotos 1 e 2 não há rio, e na fotos 3 e 4 rios plenos; os rios 1 e 2 foram MORTOS pela ação nefasta do Homem, enquanto os rios 3 e 4 foram cientificamente criados pelo Homem.


O que nós, Fonte Didática e Metodológica para a Ecologia e o Meio Ambiental da Região Nordeste (FEMeA) queremos esclarecer: com 250mm de chuvas por ano no semiárido (50% da média) podemos transformar todos os rios secos em rios perenes, com: 1) uma área de captação de água impermeabilizada, que seria a bacia hidrográfica, e  armazenar água junto à área de captação de água, controlando-se a vazão para abastecer permanentemente o canal ( OU RIO); Ex: um km² de área de captação (impermeabilizado) captaria 250.000m³ de água por ano, ou 250 milhões de litros de água das chuvas que seria integralmente armazenada em cisternas forradas com manta PVC e cobertas, de onde a água sai controlada para o canal; Em um canal ligeiramente nivelado, tal qual se vê na foto 3, correndo (correnteza) 100L por hora, 2.400L por dia, ou 2,40m³ por dia, por quantos dias poderia-se ter água corrente dos 250.000 m³ captados em 1km² e armazenados por ano? Matematicamente (matemática não mente) a seca nordestina só existe na CABEÇA vazia (ou cheia de DROGAS, ou de merda) dos doutores BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário