quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Conhecer abertamente a água para conhecer a Vida francamente.

São Paulo do Potengi
23.139.587
1.321.879
5,71 %
09/06/2016
Descrição: Gráfico da Evolução Volumétrica

São Paulo do Potengi
23.139.587
352.516
1,52 %
24/02/2017


Construção do açude Campo Grande, no rio Potengi-RN em 1.985. focalizamos esse açude (parede de terra) para com essas imagens e dados (quanto as dimensões do reservatório) traçarmos comentários científicos, abalizados, inéditos, como a seca nordestina é criada, mantida e promovida por pura ignorância, ou analfabetismo científico.No semiárido os reservatórios são construídos para captar e armazenar água das chuvas, no seu tempo, para se dispor dessa água no verão seco que pode durar 240 dias. A Vida estabelecida no Continente (terras emersas) necessita de água a todo instante, mas tem de ser água doce que vem das chuvas, todos os anos. Os seres vivos das terras emersas comem, bebem e respiram água doce.
 Açude Campo  Grande cheio, sangrando, com aproximadamente 24 milhões de metros cúbicos. Queremos, a partir desse reservatório EXPLICAR cientificamente que dos 400 reservatórios, açudes, lagoas, com capacidade maior que 5 milhões de metros cúbicos, 80% estão secos, ou com menos de 10% de LAMA no fundo; de 2.012 a 2.020 um modelito climático (e apesar de La ñina e El ñino) impõe que a oferta de chuvas nessa área estará reduzida para 250 a 400mm, por ano, média de 300 milhões de litros por km2 (300.000m³/km²).Com a redução na oferta de chuvas outros vetores se revelaram para subtrair a água: aumento da temperatura, aumento da evaporação de água, redução na umidade do ar; a redução na oferta de chuvas no NE é consequência da eliminação incondicional da cobertura vegetal, quinto elemento da Natureza.


Foto do açude Campo Grande em 300817 com 1% em forma de lama no fundo do poço; não há qualquer utilidade: grossa, fedorenta, com mais de 80 elementos estranhos à água; os peixes morrem, não serve para se beber, não presta para se irrigar plantas.

Vendo-se a grande parede de terra, por trás, a partir da cidade de São Paulo do Potengi;  a diferença, na prática, entre açude e barragem é que o açude tem a parede de terra e o sangradouro é a parte; a barragem tem parede de cimento armado com o sangradouro sobre a parede; o fato do sangradouro ser sobre a parede da barragem acelera o assoreamento.
 Parede de terra do açude Campo Grande, vista por trás. Vamos desenvolver comentários......

São Paulo do Potengi
23.139.587
288.633
1,25 %
17/05/2017
Descrição: Descrição: Gráfico da Evolução Volumétrica
Descrição: Descrição: Gráfico da Média Volumétrica x Média Histórica

Um comentário:

  1. Conhecer abertamente a água para conhecer a vida francamente; o Título dessa postagem é uma frase que parece ter lógica; afinal a FEMeA é o SENTIDO DA VIDA NO RUMO DA RAZÃO; MAS NÃO É O QUE SE PODE CONSTATAR nessa postagem com relação a água e a vida no NE; será que nós, que fazemos esse trabalho de educação ambiental seríamos alienígenas? O fato de sermos seres sociais e fazer parte desse meio caótico social e ambientalmente mostra que em certo período de nossa existência participamos desse desastre; não sabemos em que momento nossa visão intuitiva se abriu para a realidade de que a seca NE é artificial, criada por ignorância e extravagância, e hoje insistimos em INFORMAR, divulgar informação científica por SABER que todo problema tem solução - basta conhecer a ambos - problema e solução; a seca é mantida porque o OMENE não sabe o que é seca; mesmo sendo o autor, o autor durante 400 anos ainda não se deu conta de que é a causa; quanto a solução para a seca depende de PENSAR, que é o inverso do INSTINTO humano que faz a seca.

    ResponderExcluir