sexta-feira, 26 de abril de 2013
Educação ambiental.
Um dos milhares de pequenos açudes construídos recentemente pelos governo federal nos assentamentos do INCRA no semiárido NE; Embora o fracasso da ideia seja patente diante da mediocridade intelectual envolvida na causa, o governo preparou seus técnicos com argumentos de convencimento, uma espécie de lavagem cerebral, para o assentado, da importância dessa obra como forma de enfrentamento da seca; Alguns assentados estão acreditando que com este açude dentro do seu lote de terras vai ter água para o gado beber no verão de 10 meses(sem chuvas);água boa para manter uma horta com alimento saudável para sua família, mas há quem acredite que o açude terá água para criar peixes, e até para o lazer - tomar banho, um conto de fada oficial, do governo ilusionista.
Educação ambiental.
fotografia tomada em 26 de abril de 2.013 mostrando um dos açudes construídos em março/13 pelo governo federal nos assentamentos do INCRA, em Riachuelo RN; o açude construído em um pequeno riacho; nesta tomada fotográfica a ideia das dimensões da depressão bacia desse riacho, cerca de 1 km²; até o momento esta área recebeu 84mm de chuvas, ou 84L/m², ou ainda, 84 milhões de litros por km²; o lixo-líquido armazenado no porão do açude do açude é inferior a 24 mil litros, insignificante para o volume de chuvas precipitadas; a área ocupada por esse lixo líquido é aproximadamente 20 x 30 = 600 m²; a evaporação no semiárido é de mais de 3,5 litros por m², ao Dia, ou 2.100 litros evaporados por dia. É fácil de entender que a ideia é um desastre ambiental, social (já que é uma farsa) e desperdício do dinheiro público; mesmo que o açude enchesse não chegaria a setembro de 2.013. RETIFICANDO: a perda de água de superfície livre no semiárido NE é de até 11 litros por m² ao dia. 3,5 L/m² ao dia é a perda por evaporação da água do SOLO, do chão.
Educação ambiental.
Olhando-se atentamento esta fotografia mostra uma vaca morta servindo de alimentos para urubus e cachorros, junto à BR 304, na área urbana de Riachuelo-RN, demagogicae criminosamente chamada de "terra do queijo", ou da carniça? Embora a vaca tenha morrido prematuramente por culpa da irracionalidade, estupidez do Homem, nem tudo está perdido; seu corpo vai servir de alimentos para urubus, cachorros, insetos, microrganismos e para a terra - do pó ao pó.
Não há o que se acrescentar em termos de informação cientifica, porém as fotos e os textos correlatos são de 2.013- E agora? Em 2.018.
ResponderExcluir