quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Integrar-se para não desintegrar-se





A vida é uma questão de equilíbrio dos Elementos que a compõem;
SOMOS FEITOS TODOS DO MESMO MATERIAL.
Integrar-se, ou desintegrar-se – eis a questão.
Homem Versus Natureza.
O Homem é o centro e a razão de TUDO o que acontece, ou deixa de acontecer; nada acontece com o corpo da Terra que não se reflita no corpo, na mente e no Espírito do Homem.
 Os seres vivos são agentes de transformação dos elementos da vida, dos elementos da  Natureza.
NB: Não existe Natureza morta.  Se não há vida, não há Natureza.
Usar é diferente de UTILIZAR; usar é GASTAR, CONSUMIR, DESTRUIR; UTILIZAR é transformar, tornar útil.
Tudo na Terra e a própria Terra se constituem de CICLOS: Ciclo da água, ciclo dos gases da atmosfera, ciclo dos elementos do solo, ciclo da luz Solar – energia luminosa e calorífica incidente na Terra e refletida da Terra; ciclo dos ventos – direção e intensidade; CICLO alimentar ( e não cadeia com duas extremidades no vazio). O ciclo das chuvas, que por sua vez é um ciclo da água se identifica pelas estações do ano, e particular no tempo e no espaço.
Os 4 elementos da Natureza são interdependentes; não há como alterar um deles sem alterar os outros em médio prazo. E, em sendo CICLOS os Elementos da Natureza tem dezenas de variáveis atmosféricas que são CICLOS.
A Terra se compõe de mais de 100 Elementos Químicos diferentes, estáveis, que foram sendo descobertos pelos cientistas durante mais de 200 anos, até hoje,  que podem, combinados, revelar instáveis elementos químicos; a Terra se desintegrará se um ou mais desses Elementos químicos forem eliminados, ou se houver reação de incompatibilidade permanente até a exaustão. Tabela Periódica dos Elementos químicos que compõe a Terra, e tudo que nela há, inclusive o corpo Humano.





Da Teoria á prática, em nós; Tempo 1.
Quando o Homem USA a água na agricultura (irrigação) o faz com adubos químicos, com inseticidas, pesticidas que vão contaminar o solo, os rios, o lagos, os lençóis subterrâneos, os açudes, interrompendo, ou alterando o  CICLO de muitos elementos. Quando o Homem usa a água nas atividades domésticas, em casa, o faz introduzindo muitos elementos químicos estranhos à água – detergentes, perfumes, sabões, desinfetantes, soda cáustica, ácido muriático, composição que jamais será útil à vida.
Quando o Homem USA o solo; DESMATAMENTO desordenado, queimadas, poluição, agentes químicos, cor, textura, composição do solo, que por sua vez contamina os reservatórios de água, os rios, os lençóis subterrâneos, o AR.
USAR o ar (atmosfera); ao usar o solo, usar a água, usar a litosfera para as suas “atividades”, com a queima de combustíveis fósseis, cria gases tóxicos, corrosivos, altera a composição dos gases atmosféricos, gera a chuva ácida, poluição, que por sua VEZ:
USA (ao invés de UTILIZAR) a luz solar – alterando a incidência de Luz na terra, reflexão de Luz na terra, energia luminosa e calorífica do Sol, alterando a temperatura, os ventos, a umidade do ar.
Tudo o que o Homem chama de progresso é fator de desintegração da vida = USAR a vida.
É preciso INTEGRAR-SE para não desintegrar-se.



Um comentário: