sábado, 30 de março de 2019

Educação Ambiental Científica 109


Na estrada carroçável, subindo a serra de Santana, Cerro Corá RN, vendo-se vegetação secundária nas duas margens da estrada, onde se fez agricultura durante dezenas de anos, abandonadas, hoje, por 2 motivos: 1) a redução na oferta de chuvas é incompatível com a agricultura paleolítica; 2)as bolsas esmolas do governo estimulam a preguiça, incentivam o parasitismo; Mudar pra que? Mas, de onde se tira e não se repõem, acaba; é lei da física, inclusive na ciência da economia.

Educação ambiental.

No meio da serra de Santana, Cerro-Corá-RN; a estação chuvosa, normal, do semiárido vai de janeiro a junho; nesta data da fotografia se vê milho plantado no leito do açude seco, o que indica: 1)o açude não tomou água em 2.013; 2) o agricultor correu o risco de, se chover  normal, perde a lavoura afogada na água; 3) embora a chuva tenha sido insuficiente para criar lavoura nas partes altas, o açude tem um solo de sedimentação, assentado na pedra, lajedo impermeável, que acumula toda água das chuvas precipitadas, e tem estrutura para armazenar essa água (apesar da evaporação de 3,5L/m²/dia) durante o tempo necessário para o milho se reproduzir, mesmo sem a continuidade das chuvas; Tiremos 2 ensinamentos: para se armazenar água das chuvas no solo, para a agricultura, emprega-se a tecnologia "Tanque Retentor de Água Subterrânea (deste Blog)"; para se armazenar toda água doce necessária, da pouca chuva do semiárido, impermeabiliza-se a área de captação de água, e armazena-se essa água em cisternas impermeabilizadas, e cobertas, de tal forma a manter a água sem perda, sem fuga, sem contaminação - dsoriedem.blogspot.com  Educação Ambiental Científica; Só tem esse jeito para o NE dá certo; É assimilar a informação, ou morrer à míngua, por ignorância.

Educação ambiental.

No sertão do Seridó-RN; uma área plana, e mais ao longe áreas onduladas, desmatadas, outras verdes,  e mais distante ainda, se vê cristas de serras; NÃO é caatinga, com certeza.

Educação ambiental.

Seridó-RN; à direita se vê vegetação arbustiva, todavia com uma massa vegetal densa, verde,  e não é caatinga, já que "caatinga" significa clareira; mas na literatura BR  seria caatinga, quando no verão, seco, as plantas soltarem as folhas, ficando cinzenta = mata cinzenta=caatinga na literatura do "faz de conta".

Educação ambiental.

O Paraíso terrestre no sertão RN? Cidade de Acari-RN; o açude, que armazena lixo, esgotos da cidade, já secou;  até esta data (da fotografia) essa área recebeu menos de 200mm de chuvas; em 2.012 choveu menos de 200mm; a oferta média de chuvas é de 400mm/ano, mas com vários anos com oferta de chuvas de até 300mm (2.012, 2.013, 2.014, 2.015, 16, 17) É DESERTIFICAÇÃO na certa; Mas ainda tem jeito? Pode-se mudar esse quadro? Se depender do conhecimento(????) que a comunidade cientifica brasileira tem, o problema só se agrava; o RN está mesmo fadado a virar um deserto, seco, de pouca vida.

Um comentário:

  1. Comentar mais o que? A seca a gente faz todos os anos com chuvas; a seca NE é a incompatibilidade entre a oferta de chuvas e a deficiência intelectual de a gente captar e armazenar racionalmente a água disponibilizada por Mãe Natureza.

    ResponderExcluir